Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Sem Mineirão na Olimpíada, Cruzeiro recebe convites e estuda consultar sócios por 'nova casa'

Clube perderá Gigante da Pampulha para jogos pelo Brasileiro e Copa do Brasil

postado em 03/03/2016 17:31 / atualizado em 03/03/2016 19:32

RENATO COBUCCI/IMPRENSA-MG
O Cruzeiro está à procura de uma 'nova casa' para receber seus jogos no início do segundo semestre. Sem o Mineirão, que será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para sediar partidas de futebol na Olimpíada, em agosto, o clube celeste analisa os estádios que poderão receber compromissos pelo Campeonato Brasileiro e, possivelmente, pela Copa do Brasil. Conforme apurou o Superesportes, o departamento de marketing estuda uma forma de consultar seus sócios-torcedores para saber a preferência dos mais de 70 mil associados.

Algumas cidades que não receberão os Jogos Olímpicos já demonstraram interesse em receber o Cruzeiro. Caso de Brasília, por exemplo, que colocou o Estádio Mané Garrincha à disposição, oferecendo “comprar” partidas separadas ou pacote de jogos. Em Minas Gerais, prefeituras de Uberlândia, Nova Serrana e Sete Lagoas oferecem incentivos para a Raposa mandar suas partidas em estádios locais. O Ipatingão, de Ipatinga, que também recebeu clubes de Belo Horizonte em outras ocasiões, precisaria passar por uma reforma.

O Independência, a princípio, está descartado pela cúpula cruzeirense. Mesmo que estivesse interessado em mandar partidas no estádio, o Cruzeiro encontraria dificuldades, já que América e Atlético disputarão a Série A do Brasileiro e partidas pela Copa do Brasil no Horto.

Incertezas de datas

Oficialmente, o Cruzeiro ainda não sabe a data em que deixará de mandar seus jogos no Mineirão. A reportagem procurou a Minas Arena, que transferiu a responsabilidade pela divulgação da data para a Secretaria de Esportes e Lazer do governo de Minas. Por sua vez, a assessoria da secretaria não soube precisar o período em que o COI passará a administrar o estádio. Extra-oficialmente, o órgão trabalha com o mesmo período em que o Mineirinho será disponibilizado: de 24 de julho a 22 de agosto.

Nas últimas duas semanas, vários encontros entre o governo do Estado e a Minas Arena buscaram definir os últimos detalhes para entrega do Mineirão ao COI. Fontes ouvidas pela reportagem não descartam que o Mineirão seja entregue antes do ginásio, já que precisará passar por adequações nas áreas de segurança, imprensa e identidade visual.

O Mineirão receberá dez partidas da Olimpíada do Rio, de 3 a 20 de agosto. Nesse mesmo período, serão disputadas sete rodadas do Campeonato Brasileiro, mas não há definição sobre em quais delas o Cruzeiro será mandante – a 16º rodada do Campeonato Brasileiro está marcada, justamente, para o dia 24 de julho (possível data da entrega). O clube ainda pode ser obrigado a escolher outra casa para mandar jogos das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil.

Tags: cruzeiro rio2016 copabrasil seriea interiormg mineirão Mané Garrincha