Cruzeiro
None

CRUZEIRO

À espera de Henrique, Cruzeiro pode ter recorde de estrangeiros no time titular neste domingo

Técnico Deivid ainda definirá escalação para partida contra Guarani, no Mineirão

postado em 31/03/2016 08:00 / atualizado em 31/03/2016 16:36

Washington Alves / Light Press / Cruzeiro
Com dor na panturrilha esquerda, Henrique não participou dos primeiros treinamentos do Cruzeiro nesta semana. Caso o volante não se recupere a tempo de enfrentar o Guarani, a partida deste domingo, no Mineirão, poderá marcar um recorde na história do clube celeste no que diz respeito a jogadores estrangeiros.

Para substituir Henrique, a principal opção do técnico Deivid é o volante Federico Gino. Essa troca já foi feita no intervalo do clássico contra o Atlético, no último domingo. Além da entrada de Gino, o Cruzeiro pode ter a volta do meia uruguaio De Arrascaeta, que defendeu a seleção de seu país nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Os uruguaios Gino e De Arrascaeta se juntariam a três argentinos que foram titulares no duelo com o Atlético: Sánchez Miño, Ariel Cabral e Lucas Romero. Outro argentino, Matías Pisano entrou no decorrer do clássico do último domingo.

Com as entradas de Gino e Pisano, o Cruzeiro chegou a ter cinco estrangeiros em campo na vitória sobre o Atlético. Porém, o clube ainda não teve em sua história mais do que quatro “gringos” no time titular, o que poderá acontecer na partida contra o Guarani com Gino, De Arrascaeta, Sánchez Miño, Ariel Cabral e Lucas Romero.

Recorde foi repetido no Estadual

Nesta edição do Campeonato Mineiro, depois de quase cinco anos, a equipe voltou a iniciar uma partida com quatro atletas nascidos fora do país. No triunfo sobre a Caldense, por 1 a 0, o técnico Deivid escalou como titulares o uruguaio De Arrascaeta e os argentinos Sánchez Miño, Lucas Romero e Ariel Cabral. Esse quarteto também iniciou jogo contra o Uberlândia, vencido pela Raposa por 3 a 0.

A primeira vez em que o Cruzeiro teve quatro estrangeiros em campo ao mesmo tempo aconteceu nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2011. Em 4 de maio daquele ano, o uruguaio Victorino, o paraguaio Ortigoza e os argentinos Montillo e Farías foram titulares na derrota para o Once Caldas, por 2 a 0, na Arena do Jacaré. Naquela temporada, o regulamento da CBF impedia que os clubes utilizassem mais de três “gringos” em partidas de competições nacionais.

Esse regulamento foi alterado e, como é repetido agora em 2016, os clubes podem ter até cinco estrangeiros nas súmulas de seus jogos. Em 2015, o Cruzeiro utilizou quatro “gringos” pela segunda vez, mas em outro jogo da Copa Libertadores. Na vitória sobre o Mineros-VEN, por 3 a 0, no Mineirão, a equipe encerrou o jogo com os chilenos Mena e Seymour, o camaronês Joel e o uruguaio De Arrascaeta.

Na última partida da temporada passada, o Cruzeiro voltou a utilizar quatro estrangeiros, mas eles não estiveram todos em campo ao mesmo tempo. Na derrota para o Internacional, por 2 a 0, no Beira-Rio, Mena, Ariel Cabral e De Arrascaeta foram titulares. No segundo tempo, o então técnico cruzeirense Mano Menezes substituiu De Arrascaeta por Joel.

Como citado anteriormente, no elenco atual, o Cruzeiro tem os argentinos Ariel Cabral, Sánchez Miño, Lucas Romero e Matías Pisano, além dos uruguaios De Arrascaeta e Gino.

Embora tenha passado quase toda a sua vida no Uruguai, o volante Federico Gino não conta como “gringo” no regulamento estabelecido pela CBF, uma vez que ele nasceu em Uruguaiana-RS, próximo à fronteira entre Brasil e Uruguai. Ele, inclusive, já defendeu categorias de base da Seleção Uruguaia.

Tags: miño sánchez cabral ariel pisano gino arrascaeta estrangeiros cruzeiro