Cruzeiro
None

COPA DO BRASIL

Cruzeiro volta a vencer o Botafogo e confirma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil

Clube celeste triunfou por 1 a 0, no Mineirão, e está garantido na próxima fase

postado em 21/09/2016 23:33 / atualizado em 21/09/2016 23:51

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

O Cruzeiro consolidou sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil ao vencer o Botafogo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Mineirão, pelo duelo de ida das oitavas. O único gol foi marcado pelo zagueiro Bruno Rodrigo, de cabeça, aos 36min do primeiro tempo.

Garantido na próxima fase, agendada para os dias 28 de setembro e 19 de outubro, o time celeste conhecerá seu adversário na sexta-feira, às 9h, quando será realizado um sorteio para definir os confrontos na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Também estarão presentes Atlético, Palmeiras, Grêmio, Corinthians e Santos. Nesta quinta, Internacional e São Paulo enfrentam, respectivamente, Fortaleza e Juventude pelas duas últimas vagas nas quartas.

Antes de pensar na Copa do Brasil, a equipe de Mano Menezes enfrentará o Flamengo no domingo, às 16h, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O jogo valerá pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, competição na qual os mineiros estão ameaçados de rebaixamento: 15ª colocação, com 30 pontos, a dois do 17º Figueirense.

O jogo

Com vantagem de 5 a 2 conquistada no duelo de ida, no Rio de Janeiro, o Cruzeiro entrou em campo praticamente classificado para as quartas. Somente uma catástrofe de proporções astronômicas tiraria a vaga celeste. Tanto que Jair Ventura, técnico do Botafogo, colocou em campo um time formado, em sua maioria, por reservas. Na certa o objetivo foi dar ritmo a quem era pouco aproveitado no Campeonato Brasileiro. Mano Menezes também mudou a Raposa, mas em apenas dois setores: escalou Rafinha e Elber nos lugares do armador Robinho e do atacante Rafael Sobis.

Alguns jogadores tentaram se sobressair em meio a um jogo lento e pouco produtivo. Foram os casos de Elber e Arrascaeta, que buscaram alternativas pelas beiradas de campo. Os cruzamentos, no entanto, pararam na defesa botafoguense e não chegaram até Ramón Ábila, referência da equipe. A saída, então, foi apostar nos lançamentos com a presença da dupla de zaga na grande área. Aos 31min, Elber cruzou e Manoel cabeceou por cima. Aos 36min, num escanteio cobrado por Arrascaeta, Bruno Rodrigo testou no canto esquerdo e abriu o placar: 1 a 0.

No intervalo, Mano deu chance a Willian, que se atrapalhou em dois lances nos 10 primeiros minutos da etapa final e perdeu boas chances de balançar a rede. No decorrer do segundo tempo, o volante Denílson e o meia Alisson foram acionados nos lugares de Ariel Cabral, machucado, e Elber.

O Cruzeiro, que controlou as ações com muita tranquilidade, praticamente não foi ameaçado pelo Botafogo. E quando foi ao ataque, até criou algumas situações, como aos 27min, quando Edimar cobrou falta no travessão. Mesmo sem ser brilhante, a Raposa manteve a invencibilidade na Copa do Brasil – chegou seis vitórias e um empate – e a esperança de salvar o ano de 2016 com a conquista do torneio pela quinta vez em sua história.

CRUZEIRO 1X0 BOTAFOGO

CRUZEIRO
Rafael; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral (Denílson, aos 18min do 2ºT), Rafinha e Arrascaeta; Elber (Alisson, aos 24min do 2ºT) e Ramón Ábila (Willian, no intervalo)
Técnico: Mano Menezes

BOTAFOGO
Helton Leite; Diego, Emerson Silva, Renan Fonseca e Victor Luís; Rodrigo Lindoso (Vinícius Tanque, aos 38min do 2ºT), Bruno Silva, Juan Manuel Salgueiro (Gervasio Núñez, aos 12min do 2ºT) e Leandrinho; Dierson e Luís Henrique (Rodrigo Pimpão, aos 12min do 2ºT)
Técnico: Jair Ventura

Gol: Bruno Rodrigo, aos 36min do 1ºT (CRU)
Cartões amarelos: Leandrinho, aos 21min, Emerson Silva, aos 27min, Gervasio Núñez, aos 35min do 2ºT (BOT)
Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: quarta-feira, 20 de setembro de 2016
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP/CBF)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Herman Brumel Vani (SP/CBF)
Pagantes: 10.604
Renda: R$ 176.106,00


Tags: copadobrasil botafogorj futnacional interiormg cruzeiro botafogo mineirão Bruno Rodrigo Copa do Brasil