Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Da lateral direita ao ataque: torcida do Cruzeiro elege os preferidos em posições mais 'acirradas'

Ezequiel, Romero, Elber, Arrascaeta e Ábila estão em alta com os cruzeirenses

postado em 05/10/2016 07:30 / atualizado em 05/10/2016 16:13

Jair Amaral/EM D.A Press

Mano Menezes ainda terá bom tempo para preparar o Cruzeiro visando ao jogo contra a Ponte Preta, sábado, às 21h, no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além da atividade desta quarta-feira, haverá treinos na quinta e na sexta, na Toca da Raposa II.

Nos trabalhos de segunda e terça-feira, Mano não mostrou um possível time titular. Se as opções do técnico são, até o momento, desconhecidas, os internautas que participaram de enquete realizada pelo Superesportes entre os dias 2 e 4 de outubro já indicaram suas preferências.

Os cruzeirenses votaram em cinco enquetes e elegeram o “dono” da lateral direita, o parceiro ideal para Henrique no meio-campo, o atleta para fazer a função de “ponta direita”, o meia-atacante e o centroavante. Abaixo, as escolhas dos torcedores e a situação de cada envolvido na disputa por posição.

Lateral direita: Ezequiel ou Lucas?

Ezequiel foi escolhido por 95% dos mais de 9,4 mil internautas. O resultado é explicado por dois lados: a boa impressão deixada pelo ex-jogador do Criciúma e a má fase de Lucas, antigo titular.

Na derrota por 2 a 1 para o Flamengo, em Cariacica (27ª rodada), e na vitória sobre o Grêmio por 1 a 0, no Mineirão (28ª rodada), Ezequiel teve atuações consistentes. Na parte defensiva, não comprometeu. No ataque, procurou a linha de fundo em várias oportunidades e participou de lances que terminaram em finalizações de perigo.

Lucas, por sua vez, era cobrado justamente por não conseguir cumprir o esperado de um lateral: marcar e atacar com eficiência.

A tendência é que Ezequiel continue entre os titulares no Brasileiro. Já na Copa do Brasil, Lucas será utilizado, uma vez que o concorrente já disputou o torneio por outro clube.



Parceiro para Henrique: Ariel Cabral ou Lucas Romero?

Para 89% dos cruzeirenses, Lucas Romero é quem tem de atuar ao lado de Henrique, e não Ariel Cabral. Nota-se que Denílson, outra possível opção, não foi citado pelo fato de Mano Menezes ter classificado seu estilo de jogo de maneira semelhante ao do atual capitão do Cruzeiro.

Romero e Cabral têm o mesmo número de partidas no Brasileiro: 16. A coincidência se reflete até nos de jogos como titular de cada um: 13. É importante ressaltar que os argentinos atuaram juntos apenas na derrota para o Coritiba, por 1 a 0 (1ª rodada), e na vitória sobre o Santa Cruz, por 2 a 0 (22ª rodada).

Com relação aos números na Série A, Romero leva vantagem em passes certos (539 a 488), desarmes (47 a 26) e lançamentos certos (27 a 20), atributos relevantes para um jogador de marcação no meio-campo.

Como Ariel Cabral está suspenso, Romero é o candidato mais forte à titularidade diante da Ponte Preta.



Quem deve jogar na ponta direita: Elber ou Rafael Sobis?

Titular em todos os jogos que disputou pelo Cruzeiro, em sua maioria pelo lado esquerdo do ataque, Rafael Sobis teve experiências pelo lado direito diante de Corinthians, pela Copa do Brasil, e Grêmio, no Brasileiro. Em ambos os jogos, o camisa 7 foi substituído no decorrer do segundo tempo.

O início de Sobis com a camisa do Cruzeiro foi aquém do esperado pelos torcedores. Em 17 jogos, ele marcou apenas três gols – na vitória sobre o Internacional por 4 a 2, no Independência, pela 18ª rodada da Série A. Desde 4 de agosto, o experiente de 31 anos está sem balançar as redes.

Houve menos disparidade na enquete, o que não escondeu o desejo da torcida em ver mudanças. Para 61% dos internautas, Elber merece chance como titular na ponta direita.

Desde que se recuperou de estiramento muscular na coxa esquerda, o camisa 23 tem sido opção frequente para Mano Menezes. Nas oito partidas para as quais foi relacionado, Elber entrou no decorrer de três e foi titular em uma.



Rafinha ou Arrascaeta?

Contra o Grêmio, Mano Menezes justificou a entrada de Rafinha no lugar de Arrascaeta pelo fato de o primeiro ser “mais armador” e o segundo “mais atacante”. No entanto, 77% dos votos foram favoráveis à manutenção do uruguaio na equipe.

Arrascaeta é o artilheiro do Cruzeiro em 2016, com 10 gols, e o recordista em assistências: 15. O atleta mais efetivo do grupo não poderá jogar contra a Ponte Preta porque está a serviço da Seleção Uruguaia nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Enquanto isso, Rafinha terá mais uma chance de provar seu valor no Cruzeiro. Espécie de “12º titular”, o baixinho de 1,67m ganhou moral com o belo gol que fez na derrota por 2 a 1 para o Flamengo, em Cariacica.



Ábila ou Willian?

Nem os seis jogos de jejum de Ábila pelo Cruzeiro foram suficientes para tirar seu prestígio com a torcida. Dos 9,1 mil votos, 94% são favoráveis à continuidade do argentino entre os titulares. Apenas 6% querem de volta Willian do “Bigode”, que teve destaque no bicampeonato brasileiro em 2013 e 2014, porém está longe do bom rendimento de épocas anteriores.

Os números de cada um em 2016 refletem na escolha dos internautas. Contando a passagem pelo Huracán da Argentina, Ábila tem 25 gols marcados em 41 jogos. Já Willian marcou apenas seis vezes em 36 apresentações.


Tags: raposa cruzeiro técnico futnacional opções seriea interiormg Mano Menezes