Cruzeiro

CRUZEIRO

Contra o Sport, Cruzeiro busca feito alcançado uma vez na era dos pontos corridos

Raposa só venceu os dois jogos iniciais da Série A em uma oportunidade

postado em 19/05/2017 06:00 / atualizado em 19/05/2017 08:41

Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press - Arquivo
Na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, contra o Sport, na Ilha do Retiro, o Cruzeiro terá a oportunidade de repetir um feito alcançado uma única vez desde que a competição passou a ser disputada em sistema de pontos corridos, com turno e returno. Desde 2003, a Raposa só emplacou duas vitórias nos dois primeiros duelos na competição na edição de 2008. Com a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no último domingo, o time celeste terá a chance de dar sequência ao torneio da melhor forma possível.

Há nove anos, o Cruzeiro tinha Adilson Batista como comandante da equipe. Na estreia, a Raposa bateu o Vitória por 2 a 0, dentro do Barradão. Na segunda rodada, o time celeste repetiu o placar, desta vez em cima do Botafogo, no Mineirão. O treinador já tinha como titulares boa parte do grupo vice-campeão da Copa Libertadores de 2009, como Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Marquinhos Paraná,  Ramires, Wagner, além de contar no elenco com peças como Henrique, Thiago Ribeiro e Gérson Magrão.

No entanto, no Brasileirão de 2008, o bom início do Cruzeiro não foi suficiente para que o time fizesse frente ao bicampeão São Paulo, que acabou faturando seu terceiro título seguido. O clube celeste terminou a temporada como terceiro colocado na Série A – com as mesmas 21 vitórias do Tricolor Paulista, porém com sete derrotas a mais e 67 pontos contra 75 do rival. Nas 14 edições disputadas entre 2003 e 2016, a Raposa já teve chances de repetir o feito em cinco oportunidades.

Em 2004, 2009, 2010, 2013 e 2014, o Cruzeiro deixou escapar a chance e não conquistou os três pontos na segunda rodada da competição. Nestas edições, foram quatro empates (Goiás, Avaí, Atlético-PR e São Paulo) e uma derrota (Náutico).

Sem o título do Mineiro e eliminado precocemente na Copa Sul-Americana, a equipe de Mano Menezes tem a chance de priorizar a arrancada no Campeonato Brasileiro até voltar a dividir suas atenções com a disputa da Copa do Brasil e, posteriormente, da Primeira Liga. Depois do Sport, o Cruzeiro visita o Santos, na Vila Belmiro, no dia 28 de maio, antes do duelo de volta contra a Chapecoense no dia primeiro de junho.

"É importantíssimo termos começado com o pé direito. Sabíamos que ir ser um jogo muito difícil. Conseguimos nosso objetivo, que era estrear com vitória, e agora é continuar trabalhando. Tivemos uma semana boa de trabalho para chegarmos forte contra o Sport. Eles vêm de um resultado ruim e vão querer conquistar sua primeira vitória. Tenho certeza que vamos concentrados e focados nesse jogo", comentou o atacante Alisson.

Tags: vitórias sequência estreia sport seriea raposa cruzeiro