Futebol Internacional
None

Liga dos Campeões

Borussia Dortmund vence jogo de tirar o fôlego; Real Madrid, perde, mas passa

Borussia perdia por 2 a 1 até os 46 minutos da etapa final e virou para cima do Málaga; Galatasaray venceu o Real por 3 a 2, mas placar foi insuficiente para garantir vaga

postado em 10/04/2013 08:46 / atualizado em 10/04/2013 09:02

JOHN MACDOUGALL/AFP
Na redação da sala do Superesportes, ontem à tarde, a televisão mostrava Borussia Dortmund x Málaga em detrimento a Galatasaray x Real Madrid. O time de Cristiano Ronaldo já era coadjuvante antes mesmo de a bola começar a rolar em mais uma tarde de Liga dos Campeões da Europa. Porque tinha vencido o primeiro jogo em casa por 3 a 0 e praticamente liquidado a fatura. A emoção estaria reservada ao outro jogo, previu com sabedoria o estagiário que tinha o controle remoto na mão. Foi uma tarde de deleite para os fãs do maior esporte da Terra. O Borussia perdia por 2 a 1 até os 46 minutos do segundo tempo. Ressalve-se: diante de sua apaixonada torcida, a mais fiel do planeta, com média de quase 80 mil pessoas por jogo.

Ontem, o time alemão, campeão da Champions em 1997, viveu o êxtase do futebol. Em três minutos, arrancou a classificação às semifinais. Gols dos heróis Reus, aos 46, e do zagueiro brasileiro Felipe Santana, impedido, aos 48 minutos do segundo tempo. O Borussia perdia por 2 a 1 desde os 36 da etapa final, minuto do gol impedido de Elizeu, o segundo do Málaga. O empate em 1 a 1, porém, já classificava o modesto time espanhol, grande surpresa da atual edição do maior torneio de clubes do mundo. Um jogo épico.

Difícil digerir

A história classificação do Málaga premiaria dois homens: o sheik Abdullah bin Nasser Al Thani, do Catar, que comprou o time em 2010 por 36 milhões de euros, e o fez mudar de patamar, e o técnico chileno Manuel Pellegrini. O ex-comandante do Real Madrid ficou marcado por levar o modesto Villarreal, também da Espanha, às semifinais da Champions em 2006. De qualquer forma, as quartas de final com o Málaga já foi outra façanha.

50 vezes CR7!

Cristiano Ronaldo chegou aos 50 gols na Champions com os dois marcados na derrota do Real para o Galatasaray, por 3 a 2, na Turquia. Um deles, o primeiro do jogo. O time turco chegou a fazer 3 a 1 e encher a torcida de esperança, mas até mesmo o 4 a 1 interessava ao time espanhol, graças ao 3 a 0 na ida. Apesar de insuficientes, os golaços de Drogba, de letra, e Sneijder merecem menção. O Real repetiu 2012 e está de novo nas semifinais. Ontem, jogou de camisa lisa, sem patrocínio. Porque na Turquia é proibido exibir marca de casas de apostas e a Bwin estampa a camisa merengue.

 

Números

 

5 - Foi o quinto jogo consecutivo com gol de Cristiano Ronaldo na Liga dos Campeões

11 - vezes o craque já marcou nesta edição, 7º maior artilheiro da história do torneio

10 - Número de gols de Cristiano Ronaldo na edição passada da Champions

 

Lucas x Valdés  - 15h30

O meia-atacante brasileiro do PSG irá travar um duelo particular com o goleiro do Barcelona. Enquanto ainda Lucas inicia a caminhada no time francês, Valdés se aproxima da despedida do clube catalão. O goleiro já anunciou que não renovará o contrato que expira ao fim da temporada. Será o fim de um ciclo após 18 anos. Revelado na base do Barça, o goleiro patrocinado pela marca brasileira Penalty foi titular nas três Champions League vencidas pelo melhor time do mundo nos últimos anos.

Se não tomar gol hoje no Camp Nou, garante mais uma classificação às semifinais. Graças ao resultado do primeiro jogo em Paris: 2 a 2. Lucas, de contrato firmado até 2017, tem a missão de balançar suas redes. Assim como Ibrahimovic, Beckham e cia. Messi, que era dúvida, está confirmado. Ele e todas as outras feras do Barça.

A complicada missão da Juve - 15h30

Ter de reverter uma desvantagem de dois gols contra o time que joga o futebol mais consistentes da Europa. Esta é a missão da Juventus diante dos bávaros do Bayern de Munique. Perdendo por 2 a 0 na Allianz Arena, a equipe de Pirlo precisa parar Robben e cia., além de fazer valer a força de seus domínios para seguir buscando o sonho de voltar a levantar o troféu da Champions, feito que não ocorre desde 1996.