Futebol Internacional
None

Futebol Internacional

Campeonato Português: o mais brasileiro dos torneios do continente europeu

Mais de 20% dos atletas que disputam o torneio são tupiniquins e a bola já começa a rolar a partir desta sexta

postado em 16/08/2013 10:35 / atualizado em 16/08/2013 10:41

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Miguel Riopa/AFP
22 de abril de 1500. Há pouco mais de 513 anos os portugueses atracaram suas naus e caravelas na costa do que eles pensavam ser uma grande ilha, a que chamaram inicialmente de Ilha de Vera Cruz. Desde então, os laços entre Brasil e Portugal jamais se romperam. Nas mais diversas formas de manifestação da cultura brasileira (do artesanato à culinária, passando pela arquitetura, etc.), é possível encontrar traços inequívocos de influência lusitana. No futebol, entretanto, houve um processo inverso na relação. Nada menos que 105 jogadores brasileiros compõem os elencos dos 16 clubes da I Liga. O número corresponde a 21,8% do total. Ou seja, mais de um quinto de todos os atletas do campeonato português, que se inicia hoje, é composto por brasileiros.

O atual tricampeão, Porto, tem quatro brasileiros no seu time titular. Curiosamente, todos atuam no setor defensivo. O goleiro Helton é o dono da camisa 1 portista há mais de sete anos, quando relegou para o banco de reservas o ídolo Vitor Baía. Na defesa, os dois laterais campeões da Libertadores pelo Santos: Danilo na direita, Alex Sandro na esquerda. À frente dos zagueiros, o único primeiro volante do time, Fernando. Além desses, que são titulares absolutos, os portistas ainda têm o talismã Kelvin, autor do gol “do título” da última temporada. O jovem atacante de 20 anos deverá brigar pela titularidade na temporada com o argentino Iturbe e o português Licá.

Maior rival dos azuis e brancos e único clube que pode ameaçar a hegemonia do Porto, o Benfica também tem quatro brasileiros entre seus titulares. Sem contar com o brasileiro Rodrigo, que tem nacionalidade espanhola e atua pelas categorias de base da Fúria. Pelos encarnados, o grande destaque é o zagueiro Luisão, que por muitos anos atuou pela Canarinha. O defensor, que está no clube lisboeta há 10 anos, não é apenas referência na zaga benfiquista, sendo também o capitão da equipe.

Os mais brasucas

O Rio Ave é o clube com mais brasileiros. A equipe de Vila do Conde, no Grande Porto, tem 13. O Marítimo, da Ilha da Madeira, é o segundo, com dez. Nada, contudo, supera a relação que o Estoril-Praia, da cidade de Estoril (na Grande Lisboa), possui com o futebol do Brasil. No elenco, são oito brasileiros. Mas a relação é mais profunda com o nosso país. O clube pertence à empresa nacional Traffic, que em 2009 adquiriu 74% das ações do Estoril. Seu presidente, Tiago Ribeiro, tem 38 anos de idade. E é brasileiro.