Futebol Nacional
None

Copa do Nordeste

Santa Cruz enfrenta o Campinense para garantir a classificação antecipada

Partida contra time paraibano começa às 16h deste sábado

postado em 02/02/2013 08:09

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
No vocabulário do futebol, a Copa do Nordeste é o que se chama de “competição de tiro curto”. Em menos de duas semanas, o momento decisivo já chegou para algumas equipes. O Santa Cruz é uma delas. O resultado da partida contra o Campinense, às 16h, no Arruda, decide o futuro do Tricolor no torneio. Um empate garante a vaga na próxima fase. Até com derrota a classificação pode vir, desde que, no outro jogo do grupo, o CRB não vença o Feirense na Bahia.

Mas não é só. A liderança do grupo também está em jogo. O Campinense ocupa a primeira colocação, com dez pontos. O Santa Cruz vem logo atrás, com nove. A posição na chave tem extrema importância. O motivo: do outro lado está o Sport. A depender da colocação final dos times, pode haver um clássico nas quartas de final do Nordestão, valendo vaga na semifinal. A primeira partida está marcada para a Quarta-feira de Cinzas.

No discurso, nenhum tricolor admite pensar tão à frente. Ninguém fala em Sport. Por enquanto, é só Campinense. Duelo pela liderança, jogo que vale a classificação. E por mais que o Santa Cruz não tenha, ainda, conseguido convencer a sua torcida com uma boa atuação, no Arruda os resultados têm vindo. CRB e Feirense não tiveram chances. Os dois jogos, por sinal, tiveram enredos parecidos. Em ambos, o gol tricolor saiu com menos de dez minutos, dando uma tranquilidade maior para conduzir a partida.

Desafio
O que ficou claro até o momento na trajetória do Santa Cruz na Copa do Nordeste é a busca do técnico Marcelo Martelotte por uma formação ideal. O desafio é grande. Falta tempo para treinar e os erros têm que ser corrigidos na conversa. Além disso, as mudanças na equipe são testadas nos jogos, o que aumenta o índice de erros e se torna até certo ponto perigoso para o treinador, que se expõe. É o preço que se paga por um calendário apertado.

Contra o Campinense, Martelotte não revelou a equipe. E utilizou justamente o calendário como justificativa. A intenção é repetir a equipe que atuou no jogo passado, mas a escalação de hoje, segundo ele, seguirá o critério físico. “Vamos aguardar. Jogar quarta e sábado é um período muito apertado. Vamos escalar o time pela condição física que os jogadores apresentarem”, explicou o treinador.

Campinense
Com a vitória sobre o CRB, fora de casa, o Campinense se garantiu como o primeiro time classificado à próxima fase da Copa do Nordeste. Agora, o objetivo da equipe é assegurar a liderança do grupo D e assim ter a vantagem de decidir em casa nas quartas de final. Para enfrentar o Santa Cruz, o técnico Oliveira Canindé tem dois desfalques: o lateral direito Tiago Granja foi expulso e o atacante Zé Paulo recebeu o terceiro cartão amarelo. Nas vagas deles entram João Paulo e Ricardo Maranhão.