Futebol Nacional
None

Arruda

Mostrando um bom futebol, Santa vence o Central e continua na cola do Timbu

Autor dos dois gols, Jefferson Maranhão é erguido por Luciano Sorriso, que participou das melhores jogadas do time no primeiro tempo

postado em 12/03/2013 08:20

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Uma exibição para calar qualquer crítica. O Santa Cruz não deu brechas para o Central, ontem, no Arruda. Dominou o jogo inteiro e venceu com justiça por 2 a 0. Mesmo tendo marcado os dois gols da vitória, Jefferson Maranhão não foi o grande nome da partida. O coletivo é que mereceu destaque. O Tricolor tocou bem a bola, envolveu o adversário e marcou os gols. Se mantém na cola do Náutico, líder por conta do saldo de gols.

A expectativa inicial era com relação às opções feitas pelo técnico Marcelo Martelotte. Ele surpreendeu ao manter Éverton Sena improvisado na lateral direita, mesmo tendo Marquinho, original do setor e recuperado de contusão, à disposição. No ataque, optou por Danilo Santos em vez de Paulo César. E acertou. Sena encaixou na direita e até se arriscou algumas vezes ao ataque. Danilo caía pela direita e utilizava bem a velocidade.

Mais importante, porém, era o espaço aberto por Danilo para quem vinha de trás, atraindo a marcação. Com isso, Luciano Sorriso aparecia nos vazios, sempre livre para criar. E foi justamente dos pés dele que saíram as grandes jogadas da etapa inicial. Primeiro, um toque de cavadinha para a área, que chegou a Dênis Marques, que mandou um belo voleio. Aos 19, passe no mesmo estilo, por elevação, agora para Jefferson Maranhão, que só precisou dar um leve toque para tirar do goleiro e abrir o placar.

O Santa Cruz jogava bem. Com um bom toque de bola, envolveu o Central, pouco criativo, inofensivo. As oportunidades corais foram surgindo, mas o segundo gol só veio no fim do primeiro tempo. Aos 40, Jefferson Maranhão cobrou falta na área. A bola passou por todo mundo e acabou entrando direto: 2 a 0 Tricolor, que saiu aplaudido ao fim do primeiro tempo, coisa rara na temporada.

O Central voltou para o segundo tempo na posição de franco atirador. Atrás do placar, decidiu partir para o tudo ou nada nos últimos 45 minutos. Esbarrou, contudo, nas limitações técnicas. A Patativa não conseguia chegar com perigo ao gol de Tiago Cardoso. Não conseguia sequer aproveitar os erros bobos de passe do Santa Cruz.

Erros de passe que custaram caro a Luciano Sorriso. Apesar da grande atuação no primeiro tempo, ele errou bolas simples no segundo e acabou vaiado pela torcida, ao ser substituído por Éverton Heleno, por volta dos 20 minutos. O segundo tempo foi baseado nos contra-ataques em velocidade, aproveitando-se da ofensividade do Central. E assim o Tricolor foi bem mais perigoso que o adversário. Perdeu chances com Danilo Santos, Tiago Costa e Léo. Faltou, justamente no final, o que sobrou no restante da partida: futebol coletivo. O individual aflorou nos últimos minutos e por conta disso a equipe coral não marcou mais gols.