Futebol Nacional
None

Arruda

Gigante que não põe medo

O fator preocupante desta vez é que o aproveitamento do Santa Cruz fora do Arruda está sendo superior ao dentro de casa

postado em 16/03/2013 09:38

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Houve um tempo em que o Arruda era o grande trunfo do Santa Cruz. Dentro do seu estádio, empurrado pela fiel torcida, que ignorava nível de futebol ou divisão do time, o Tricolor já foi forte. E não faz muito tempo. Nos últimos anos, essa força foi vista principalmente em partidas do Campeonato Pernambucano. Mas houve uma exceção: 2011. Apesar do título ao final do Estadual, nas fases anteriores, o Mais Querido foi derrotado quatro vezes em seu estádio em toda a competição.


Justamente em 2011 havia sido a última derrota do Santa Cruz para um time do interior no Arruda. Neste ano, das quatro partidas que o time perdeu três foram para equipes menores e somente uma foi em um clássico, para o Sport. Bateram o Mais Querido nos seus domínios Vitória, Araripina e Central. O Tricolor passou o ano de 2012 invicto diante dos interioranos. Mas em 2013 voltou a sofrer revezes. Primeiro para o Salgueiro e na última quinta-feira para o Chã Grande.


O fator preocupante desta vez é que o aproveitamento do Santa Cruz fora do Arruda está sendo superior ao dentro de casa. Em quatro jogos no Arruda, foram duas vitórias (Pesqueira e Central) e as duas derrotas já citadas. Longe do seu estádio, foram duas partidas e dois triunfos do Tricolor, sobre Belo Jardim e Ypiranga.


É inegável que a pressão da torcida cresce a cada jogo. Os motivos da insatisfação do torcedor têm origem em insucessos do passado, mas recaem com força no atual elenco. Seria a explicação mais plausível, mas a má fase tricolor não se resume a isso. A inconsistência do futebol do Santa Cruz na temporada é flagrante. A equipe não conseguiu fazer uma atuação convincente, seja fora ou dentro de casa.


Amanhã, o Santa Cruz faz a terceira partida fora de casa neste Pernambucano. Joga sob pressão. Como disse o técnico Marcelo Martelotte, o Tricolor não pode perder duas partidas seguidas. Ele diz isso porque sabe que, mais do que o time, a pressão é grande sobre os seus ombros. A ponto de balançar no cargo em caso de nova derrota. Mais do que nunca, trabalha – e torce – para que o retrospecto longe do Arruda continue positivo.

Saiba mais

Retrospecto recente do Santa Cruz no Arruda em pernambucanos


2012

13 jogos
10 vitórias
2 empates

1 derrota

Santa Cruz 1x3 Sport

2011

13 jogos
8 vitórias
1 empate

4 derrotas

Santa Cruz 0x1 Sport
Santa Cruz 1x2 Vitória
Santa Cruz 0x1 Araripina
Santa Cruz 0x3 Central

 

2010

12 jogos
7 vitórias
4 empates

1 derrota

Santa Cruz 1x3 Sport

2009

11 jogos
7 vitórias
3 empates

1 derrota

Santa Cruz 1x3 Náutico