Futebol Nacional
None

Maratona

Santa Cruz dá início a série de jogos importantes

Nesta quarta-feira, Tricolor recebe o Guarani-CE pela Copa do Brasil. Empate dá classificação para os corais

postado em 10/04/2013 08:17 / atualizado em 10/04/2013 13:51

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press.
O Santa Cruz começa a encarar uma sequência de jogos decisivos que deve se alongar na próxima semana. Nesta quarta-feira, o Tricolor enfrenta o Guarani-CE, às 20h30, no Arruda, numa partida que vale a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. No domingo, é a vez do clássico com o Sport, valendo a liderança ao final do segundo turno do PE2013. Uma semana depois, já ocorre a primeira semifinal do Estadual.

É o primeiro momento decisivo da temporada. Que pode ditar muita coisa do futuro do Santa Cruz no ano. Por isso, os resultados do jogo de hoje e do de domingo são tão importantes. A passagem na Copa do Brasil vale uma partida grande, contra um clube da Série A, o Internacional. A equipe tem tudo para seguir em frente. A vantagem é coral, que venceu a partida de ida por 2 a 1. Hoje, pode até perder por 1 a 0 que se classifica. Empates também são favoráveis.

É impossível, porém, não fazer menção à participação do Santa Cruz na Copa do Brasil do ano passado. A classificação estava na mão. O Tricolor havia vencido o Peñarol, no Acre, por 2 a 1, na partida de ida. Tinha a vantagem e ainda decidia em casa. Mas falhou. Derrotado por 3 a 2, foi eliminado da competição ainda na primeira fase. A situação, hoje, é exatamente igual. O foco dos tricolores, agora, é mudar o final da história.



A lembraça é natural, mesmo que boa parte do time que foi a campo na segunda partida contra o Peñarol, no Arruda, já não esteja mais no clube. Dos titulares, somente Tiago Cardoso, Léo e Dênis Marques. No banco ficaram Renatinho e Sandro Manoel. Fica, no entanto, aquele ar de apreensão. Que vem, também, de um resultado deste ano: a eliminação para o Fortaleza, na Copa do Nordeste, em casa. “Temos que entrar ligados em todos os detalhes. Saber o que aconteceu no passado é importante, para que isso não se repita”, ressaltou o volante Luciano Sorriso.

Time

O Santa Cruz segue indefinido para o jogo desta quarta. O técnico Marcelo Martelotte nem realizou um coletivo ontem, nem revelou a escalação da equipe, como costuma fazer. A participação de Renatinho é o principal mistério, já que Natan está vetado. O mais provável é que Flávio Caça-Rato seja mantido no time, com o meia voltando na vaga de Jefferson Maranhão.

O adversário
O Leão do Mercado precisa vencer por dois gols de diferença o Tricolor no Arruda. Para tanto, contará com a volta do goleiro Fábio e do atacante Niel, que não disputaram o jogo de ida. Além disso, terá que esquecer a confusão em que se envolveu no Campeonato cearense, no último domingo. O time enfrentava o Guarany de Sobral quando, aos 43 minutos do segundo tempo, o árbitro César Magalhães marcou pênalti para o adversário. Torcedores e dirigentes do Guarani de Juazeiro invadiram o campo e impediram a cobrança. O juiz encerrou a partida e a Federação Cearense  definiu o resultado como 3 a 0 ao clube de Sobral.