Futebol Nacional
None

Semifinal

Vantagem a favor da multidão

Golaço de Renatinho deixou o Santa Cruz com a possibilidade de avançar à final com empate nos Aflitos

Ricardo Fernandes/DP/D. A. Press
Não fosse um lance isolado, iluminado, o Clássico das Emoções passaria sem qualquer razão de ser digno do apelido. Aos 6 minutos do segundo tempo, Renatinho, de primeira, de perna direita, de fora da área, acertou o ângulo. O gol solitário deixou os tricolores à frente do Náutico na disputa por uma vaga na final do Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2013. Quebrou o equilíbrio de uma partida morna, de pouca vida. Sobretudo, de nível técnico sofrível.

No próximo domingo, o Náutico não apenas terá que reverter a vantagem tricolor nos Aflitos. Terá que superar a desconfiança de si próprio, que parece amarrar a perna dos jogadores que em pouco tempo faziam do time sensação do campeonato. Em alguns momentos, os atletas alvirrubros pareciam não fazer questão de ganhar uma dividida. O Timbu foi novamente um time sem vida. Talvez a maior vantagem do Santa Cruz: vida. Vontade de vencer que foi recompensada em campo com o esforço dos atletas, personificada no gol de Renatinho, que só entrou no jogo porque Natan sentiu aos dez minutos.

Mais à vontade, o Santa Cruz soube tirar proveito dos “atalhos” do gramado. Dos detalhes. Marcou melhor em campo. Dênis Marques, pouco operante ofensivamente, desceu para acompanhar os laterais do Náutico na defesa. Pequenas, mas preciosas ações assim divergiam os dois times. Surpreendendo com uma escalação com três volantes e três atacantes, o técnico Silas tentou fazer com que o time marcasse sob pressão. Não funcionou e o Timbu voltou a mostrar os mesmos erros dos jogos anteriores. Sem um homem de ligação, pouco chegou ao ataque. Foi inofensivo.

A vitória deu aos tricolores a pequena vantagem do empate nos Aflitos. Ela pode se tornar gigante caso os tricolores façam  um gol, obrigando o rival a vencer por dois gols de diferença. Em caso de vitória do Náutico por 1 a 0, a vaga será definida nos cartões ou no sorteio.