Futebol Nacional
None

Polêmica

Torcedor alvirubro citado por ação do Santa quer investigação do MPPE

André Lapenda, que postou uma mensagem ofensiva no twitter, diz que a interpretação da declaração foi fora do contexto de uma brincadeira com amigos

postado em 30/04/2013 18:48 / atualizado em 30/04/2013 19:07

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Alvo da investigação solicitada ao Ministério Público pelo Santa Cruz, nesta terça-feira, o torcedor alvirrubro André Lapenda conversou com o Superesportes. Reconheceu a infelicidade da frase postada no twitter no domingo, após o Clássico das Emoções nos Aflitos, apontada como preconceituosa, mas se defendeu ao afirmar que a declaração teria sido uma brincadeira com um amigo coral, com quem trocava mensagens provocativas no futebol há tempos.

"Eu acho que é uma ação justa do Santa Cruz, porque do jeito que foi postada, parece que estou agredindo a torcida tricolor e que falei aquilo de coração. Mas vou comprovar que eu não foi. Foi tirada de um contexto, de uma troca de mensagens entre a minha pessoa e um amigo de vinte anos, que é tricolor. Infelizmente, tomou essa proporção toda. Gostaria de me desculpar com as pessoas que se sentiram ofendidas", afirmou Lapenda, em entrevista por telefone.

LEIA MAIS: SANTA CRUZ VAI AO MMPE PEDIR PUNIÇÃO A ANDRÉ LAPENDA

Empresário e formado em direito, André Lapenda, de 37 anos, é sócio do Náutico. Após a eliminação do Alvirrubro no Estadual, ele escreveu em sua conta no twitter: "Vou confessar. Perder pra esse time de pobre preto e puta me incomoda". Minutos depois, a frase foi rechaçada por dezenas de internautas nas redes sociais. Ele acredita que a denúncia da direçaão coral, após os inúmeros compartilhamentos no twitter e no facebook, aconteceu porque um dos seus 30 seguidores o retuitou. "Tenho apenas 30 seguidores e conheço quase todos. Foi sim uma brincadeira infeliz, uma brincadeira bosta. Mas faz mais de dez anos que eu brincava nos jogos desse jeito com meu amigo. Foi uma brincadeira no local errado", comenta o torcedor, que inclusive diz ter ido várias vezes ao Arruda para assistir no camarote de amigos tricolores ao clássico Santa Cruz x Sport.

Casado e pai de um casal de filhos, um adolescente de 13 anos e uma menina de 7, André se coloca à disposição da justiça, para resolver o quanto antes o caso. Quer preservar a família, após as mensagens recebidas no twitter, algumas com ameaças. "Estou aberto a uma possível investigação. Meu computador, a minha vida, tudo. Não sou preconceituoso, nem racista. Quero que o Ministério Público investigue mesmo, para não ficar o dito pelo não dito", diz. De acordo com o empresário, ele já conversou com o amigo tricolor envolvido no episódio e esse também está disposto a colaborar.

Lapenda encerrou a entrevista com a seguinte declaração. "A verdade vai prevalecer e as pessoas vão ver que a minha frase foi ridícula, mas dentro de um contexto e a minha intenção não foi a magoar ninguém".