Futebol Nacional
None

Sport

Há duas semanas na Ilha, Vágner Mancini vê "mudança radical" no Sport

Técnico rubro-negro está focado em aprimorar a parte tática do elenco

postado em 31/05/2012 19:43 / atualizado em 31/05/2012 21:22

Tiago Cisneiros /Superesportes

As críticas ao esquema tático do Sport acompanharam toda a passagem de Mazola Junior no comando da equipe. Desde que chegou à Ilha do Retiro, há duas semanas, o novo treinador, Vágner Mancini, vem tentando resolver o problema, com treinamentos baseados em posicionamento e movimentação. Segundo ele, uma "mudança radical" já pode ser observada.

"Desde que cheguei, vejo uma mudança radical em alguns aspectos", afirmou o treinador, na coletiva após o treino desta quinta-feira. Segundo ele, o esquema tático foi escolhido como ponto inicial do trabalho, para dar base ao desenvolvimento dos demais fundamentos e habilidades.

"Tenho que organizar o time, para, depois, partir para outras coisas. Entre elas, sem dúvida, está o sistema ofensivo, que, em uma Série A, precisa ser muito eficiente", disse Mancini, destacando que está "muito animado" com o que tem observado. "No jogo contra o Santos, depois de quatro treinos táticos, já vi uma equipe bem mais aplicada."

O treinador aproveitou o assunto para criticar o "sistema" vigente no futebol brasileiro. "Os jogadores não aprendem a parte tática (movimentação, posicionamento sem a bola) nas categorias de base. Muitas vezes, isso é culpa dessa crença de que a solução para as finanças dos clubes é vender os jogadores com 17 anos. Isso destrói a nossa matéria-prima, que era a base da Seleção", argumentou.

 

Repetição e trabalho tático marcam os treinos de Vágner Mancini no Sport

Tags: