Futebol Nacional
None

Nordestão

Dos 13 gols marcados pelo Sport, seis foram com passe de Cicinho

Vivendo grande fase no clube, lateral direito caminha a passos largos para se tornar ídolo

postado em 08/02/2013 08:58 / atualizado em 08/02/2013 09:03

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

RICARDO FERNANDES/DP/D.A.PRESS
O clima já era de festa na Ilha do Retiro quando Cicinho recebeu a bola na entrada da área. Deu um toque com a perna direita, olhou para a área e colocou a bola na cabeça de Ruan. Era o 6º gol do Sport diante do Sousa. O quarto em que ele consagrou um companheiro do time na mesma partida. Foi o ápice de um atleta que chegou ao clube rondado pela desconfiança, mas se transformou no líder em assistências. Garçom da equipe rubro-negra e com carisma, o lateral direito caminha a passos largos para se tornar ídolo.

Cicinho chegou ao Sport em meio às notícias sobre seu vício com a bebida. Em 2006, o jogador esteve na Copa do Mundo e defendia o Real Madrid. Era “galáctico”. Em seguida, contudo, declinou. Virou adepto do álcool. Chegou a dizer que bebia três caixas de cerveja por dia. Sozinho. Quando teve o nome anunciado pela diretoria rubro-negra, virou piada dos torcedores rivais.

O indício de que era uma contratação de risco acabou aumentando quando ele passou a figurar fora da lista de atletas relacionados no início do Campeonato Brasileiro, sob o comando de Vágner Mancini. Mas, depois, o atleta se renovou e inciou uma bela fase que invadiu a temporada 2013.

No Brasileiro do ano passado, Cicinho foi o 6º jogador que mais deixou o companheiro em condições de fazer gol. Foram 26 assistências. Agora, virou “meio time” ao ser responsável por quase metade dos gols da equipe, que possui o melhor ataque da Copa do Nordeste.

“Não vou acertar esses cruzamentos do nada. Isso vem de muito trabalho, muita repetição e muita dedicação. Você só acerta passes quando treina muito”, disse o lateral, que tem contrato com o Sport apenas até junho. A diretoria, no entanto, já abriu negociação e aguarda a chegada do empresário no Recife para tentar um acordo.

Entre os companheiros de clube, Cicinho passou a ser um dos atletas mais respeitados. A referência dele para o elenco é tão grande que Felipe Menezes chegou a “pedir” a sua convocação para a Seleção Brasileira espontaneamente.

“Pelo que vem fazendo, ele está entre os três melhores do Brasileiro. Não sei se Marcos Rocha (Atlético-MG) ou Lucas (Botafogo), que foram convocados para a Seleção só com atletas que atuam no Brasil, estão melhores do que ele. Também não sei se é o objetivo dele, mas ele tem condições de voltar para a Seleção Brasileira.”

Números

13 gols foram marcados pelo Sport no ano
6 assistências foram dadas por Cicinho
1 assistência por jogo é a média de Cicinho nesta temporada
46,15% dos gols do Sport saíram dos pés do lateral neste ano

+ saiba mais

O Sport pode enfrentar o Campinense reforçado. Magrão e Roger foram liberados pelo departamento médico para fazer treinos de impacto. Hoje, eles voltam a trabalhar com bola. Caso não sintam qualquer incômodo, estarão aptos para o jogo com a Raposa no Amigão. “Hoje, a tendência é que eles joguem”, disse o médico Stemberg Vasconcelos.

Quarta-feira de futebol

Classificados com folga, com uma rodada de antecedência e liderança, Santa Cruz e Sport evitaram um Clássico das Multidões já nas quartas de final da Copa do Nordeste. Em compensação, não conseguiram escapar de jogar em plena Quarta de Cinzas. Tricolores e rubro-negros e vão passar o Carnaval em ritmo de treino para encarar, respectivamente, Fortaleza e Campinense. A CBF divulgou, ontem, a tabela com os duelos de ida e de volta. O embate da Ilha está agendado para o sábado, às 16h. O do Arruda, para o domingo, dia de Bloco do Camburão e outras festividades (serve de alerta para as corporações de segurança), sob o sol das 15h.

QUARTAS DE FINAL

Ida - Dia 13/2 (quarta-feira)

21h15    Campinense    x    Sport    Ernani Sátyro (Campina Grande)
21h15    Fortaleza    x    Santa Cruz    Presidente Vargas (Fortaleza)

Volta - Dia 16/2 (sábado)

16h    Sport     x     Campinense    Ilha do Retiro (Recife)
Dia 17 (domingo)
15h    Santa Cruz    x    Fortaleza    Arruda (Recife)