Futebol Nacional
None

Esquema

Tobi, a peça-chave da mudança

Crescimento do Sport está relacionado à mudança de esquema, com a entrada de Tobi no lugar de um atacante

postado em 19/03/2013 09:11

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O ano começou estranho para Tobi. Há três temporadas, o jogador havia se acostumado a ser titular na Ilha do Retiro. Mas os primeiros meses de 2013 reservaram o banco de reservas para o jogador. Com Vadão, o atleta não era visto como peça fundamental para o novo e reformulado sistema defensivo do Sport. As antigas críticas ao setor, no entanto, se estenderam até que o zagueiro/volante voltou a aparecer entre os titulares.

A entrada de Tobi na equipe protagonizou uma sensível mudança tática. O Sport perdeu um homem na linha ofensiva, mas ganhou uma peça versátil para dar mais segurança ao time – que, obviamente, ainda precisa evoluir. Nos últimos três jogos disputados no Campeonato Pernambucano, por sinal, o Rubro-negro sofreu apenas um gol.

Ao mesmo tempo em que pode fazer a função de terceiro zagueiro, sendo responsável pela cobertura na zaga, Tobi tem a orientação para se colocar à frente da defesa, desempenhando também o papel de volante. O estilo “curinga” de jogar rendeu elogios do técnico Sérgio Guedes antes mesmo da disputa do Clássico dos Clássicos, no último domingo. E, de fato, foi atuando dessa maneira que o Sport conseguiu realizar o primeiro grande jogo do ano diante do Náutico, um adversário considerado forte.

A entrada de uma peça capaz de ajustar a transição entre defesa e meio-campo também permite ao Sport ganhar um elemento surpresa quando se lança ao ataque. Com maior facilidade, Rithely é quem tem a possibilidade de realizar essa função. “Estava sendo uma ano diferente, mas eu tinha que me adaptar. Não é porque estava no clube há tanto tempo que deveria ser titular. Eu tinha que trabalhar e saber que viria uma oportunidade. E ela veio”, afirmou Tobi.

Incansável
Longe de ser um jogador técnico, o defensor ganhou a simpatia da torcida do Sport pela garra demonstrada em campo. Incansável, Tobi já deixou sua marca no clube porque nunca desiste das jogadas. Das vezes em que saiu do banco de reservas para entrar em campo neste ano, o atleta sempre ouviu o gritos de incentivo da arquibancada.
“A gente sempre fala para os jogadores mais técnicos que a torcida do Sport troca uma caneta e um chapéu por um carrinho. Se estiver mal tecnicamente, não pode faltar vontade”, observou o jogador. “É gratificante você receber elogios. Mas não acredito que foi porque eu entrei que o time melhorou. Acho que, se fosse outro jogador, arrumaria o setor defensivo também”, acrescentou.

números

Tobi no Sport

2010
foi ano em que Tobi chegou
ao Sport

178
jogos foram disputados pelo
defensor

8
jogos foram disputados
pelo atleta nesta temporada