Futebol Nacional
None

PE2013

O perigo (também) vem da esquerda

Analisando os cruzamentos, desempenho de Reinaldo tem crescido nos últimos jogos

postado em 25/04/2013 07:24

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Era 39 minutos do segundo tempo quando Rithely arriscou um chute de perna esquerda de fora da área. Seria gol se o arqueiro do Ypiranga não tivesse feito uma grande defesa. Mas, no rebote, Reinaldo estava lá para completar. Foi o quinto gol do Sport em cima da Máquina de Costura, no último domingo, e o sinal mais evidente da boa atuação do lateral na partida. Se fosse no início da temporada, esse lance seria apenas um fato isolado diante da má fase vivida pelo atleta. Agora, porém, os números comprovam. Liderado pelo camisa 6, o lado esquerdo do Leão tem crescido de produção. Na partida em Caruaru, inclusive, foi superior ao desempenho do setor oposto do campo pela primeira vez na temporada.

Teresa Maia/DP/D. A. Press
Os números são do analista de desempenho Pedro Gama. Durante toda a temporada, ele tem coletado todos os fundamentos do Sport. O que dá certo e errado. No começo desta semana, entregou um relatório nas mãos de Sérgio Guedes com a boa notícia. Diante do Ypiranga, Reinaldo se lançou ao fundo do campo várias vezes e fez sete cruzamentos. Do lado direito, Cicinho realizou cinco. A vantagem é a confirmação de uma tendência apresentada pela equipe nos últimos cinco jogos, quando o setor esquerdo começou a subir de produção. Um importante marco alcançado pelo time no comando de Sérgio Guedes.

Por trás do bom desempenho de Reinaldo, existe uma peça fundamental. Desde que entrou na equipe, Lucas Lima virou o maior parceiro do atleta. Não à toa, os dois são vistos constantemente nas partidas trocando passes. Com isso, a equipe passou a ter mais alternativas, e o Sport se apresenta como um time mais equilibrado. Mesmo que muitos rubro-negros ainda olhem com desdém para o lateral. Caçado pela arquibancada durante boa parte desta temporada, Reinaldo passou a ser uma peça importante.

Ironicamente, o jogador passa ganhar um forte sombra no setor. Marcelo Cordeiro já treina na Ilha do Retiro, mas só pode atuar pelo Sport na Copa do Brasil e na Série B. Reinaldo, portanto, tem a reta final do Campeonato Pernambucano para comprovar que pode seguir como titular. “Marcelo vem aqui para ajudar a gente. Ele vai ser bem recebido. Só vem acrescentar. Vou continuar com a minha humildade e trabalhando sempre. Creio que Sérgio Guedes vai optar pelo melhor do time”, disse o atleta, que está em processo de renovação contratual.

Média de cruzamentos do Sport

Na temporada

8 a 9 no lado direito
5 no lado esquerdo

No último jogo

7 no lado esquerdo
5 no lado direito