Futebol Nacional
None

PE2013

Sorteio a lá "bingo" poderá definir finalista do PE2013

Em vez da tradicional moedinha para o alto, duas bolinhas irão girar dentro de um globo. O bingo sem cartela é mais um oferecimento da Federação Pernambucana de Futebol. Outra vergonha de um regulamento sem sentido, cujos critérios de desempate são motivo de piada.

O absurdo ganhou forma ontem à noite. Uma reunião na sede FPF definiu o formato. Há dias, aguardava-se uma definição sobre o sorteio que pode definir um dos finalistas do Estadual. Representantes de Náutico e Santa Cruz participaram da discussão, que se arrastou até o meio da noite.

Os dirigentes da FPF irão cruzar os dedos para não correrem o risco de serem exposto ridículo. Só há uma chance de o sorteio acontecer. Bem real. Se o Timbu vencer o clássico por 1 a 0. Nesse caso, primeiro será o observado o número de cartões do confronto. Quem somar a menor quantidade, avança. O placar dos cartões está empatado: um amarelo para cada lado. Vale ressaltar, porém: um cartão vermelho se sobrepõe a qualquer quantidade de amarelos. Em caso de igualdade nas advertências, o globo irá girar. O Náutico escolhe se é ímpar ou par por ser o mandante.

A reportagem do Superesportes tentou, sem sucesso, entrar em contato com o presidente e o diretor de competições da FPF. Após definir-se o formato do possível sorteio, os telefones de Evandro Carvalho e Murilo Falcão permaneceram na caixa postal. Uma vitória alvirrubra pelo placar mínimo é a única chance de a vaga ser decidida na sorte por conta do trinfo tricolor no Arruda, domingo passado, pelo mesmo placar.

Outra possibilidade seria uma goleada do Ypiranga sobre o Sport por 5 a 1, hoje à tarde, na Ilha do Retiro. Os critérios, tanto o dos cartões como o do sorteio, só valem para as semifinais. Algo surreal. Inédito em toda a história do futebol pernambucano. Seria um vexame nacional. Jamais deveria sequer se cogitar a chance de  definir um finalista do Campeonato no “bingo”.