Futebol Nacional
None

Arena PE

A Copa no Recife

Comitiva da Fifa fez uma visita à cidade com o troféu da Copa das Confederações

postado em 05/06/2013 08:15

Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Acompanhada por uma pequena comitiva de representantes da Fifa, a Copa das Confederações visitou o Recife. A rápida passagem do troféu da competição pelas cidades-sede foi somente um aperitivo. Na verdade, um chamariz para o verdadeiro objetivo da visita: firmar uma parceria com os órgãos de imprensa, no sentido de orientar a população sobre a necessidade da adoção de novos hábitos durante o torneio. Entre as principais preocupações do comitê organizador estão a questão da mobilidade urbana e o acesso dos torcedores aos estádios.

A comitiva, por sinal, sentiu na pele uma das questões que mais importunam a rotina dos recifenses. Aliada à maré alta e ao precário sistema de escoamento das vias da cidade, a forte chuva de ontem prendeu a delegação em sucessivos engarrafamentos, como lembrou a vice-diretora de mídia e comunicação da Fifa, Delia Fischer. “Realmente, o tráfico de veículos é bastante intenso, o que reforça a necessidade dos torcedores entenderem a importância de adquirirem novos costumes nos dias dos jogos. Não há estacionamento suficiente para todos irem em seus carros. Por isso, quanto mais pessoas optarem pelo transporte público, melhor será para todos”, justificou.

Além disso, Fischer ressaltou que os torcedores que optarem por pegar seus ingressos em cima da hora podem encontrar dificuldades nos centros de trocas dos bilhetes. “Quanto antes, melhor. O torcedor precisa lembrar de levar sua identidade e o comprovante de pagamento, pois só com esses documentos ele conseguirá pegar o ingresso. E é bom que ele não deixe para entrar no estádio na hora do jogo. Preparamos uma série de atividades de entretenimento para que a experiência da Copa das Confederações vá além dos 90 minutos de jogo.”

Do Recife, o troféu e sua comitiva seguiram para Salvador. O roteiro prevê ainda paradas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde a Copa ficará à espera do campeão da competição.

ENQUANTO ISSO

Japão

É inegável. Ainda há um longo caminho a ser percorrido pelo Japão, até o país do sol nascente se firmar como uma potência do futebol mundial. Mas, aos poucos, a seleção nipônica vai conquistando o seu espaço. Ontem, os japoneses garantiram sua vaga na Copa do Mundo de 2014 ao empatarem em 1 a 1 com a Austrália num Saitama Stadium lotado. O Paraíso Azul – apelido cantado incessantemente pelos eufóricos torcedores – foi a primeira seleção a confirmar sua participação no Mundial. Além do Brasil, claro.

Brasil


Liberado dos treinos com a equipe para participar dos vários eventos atrelados à sua contratação pelo Barcelona, Neymar apresentou-se a Luiz Felipe Scolari somente no início da tarde de ontem. Mas as regalias concedidas ao atacante não incomodam os demais jogadores da Seleção. Pelo menos é o que garantem os próprios atletas. “São momentos especiais e temos de passar por eles. Há a liberação de outros jogadores também para nascimentos de filhos. Não é uma liberação só ao Neymar, e sim aos jogadores que têm ocasiões especiais. Quando está feliz, o jogador dá uma resposta positiva ao grupo”, destacou o lateral Daniel Alves, que também defende as cores do clube catalão.

Numeração

Principal estrela do futebol brasileiro, Neymar teve o seu desejo atendido pela CBF. Depois de pedir para vestir a 10 no amistoso com a Inglaterra, o craque envergará a mítica camisa durante a Copa das Confederações. Confira a numeração da Seleção Brasileira para o torneio.

1. Jefferson
2. Dani Alves
3. Thiago Silva
4. David Luiz
5. Fernando
6. Marcelo
7. Lucas
8. Hernanes
9. Fred
10. Neymar
11. Oscar
12. Julio Cesar
13. Dante
14. Filipe Luís
15. Jean
16. Réver
17. Luiz Gustavo
18. Paulinho
19. Hulk
20. Bernard
21.Leandro Damião
22. Diego Cavalieri
23. Jadson