Futebol Nacional
None

Violência no futebol

Torcedor baleado está em estado grave após confrontos entre torcidas organizadas

Lucas de Freitas Lyra foi atingindo na cabeça após briga de organizadas de Náutico e Sport

postado em 17/02/2013 08:35 / atualizado em 17/02/2013 12:38

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
O encontro entre os integrantes de duas torcidas rivais gerou mais um episódio de violência na noite de ontem. Um rapaz de 19 anos, que estava com a camisa da Fanáutico, torcida organizada do clube alvirrubro, foi baleado na cabeça depois de um ônibus lotado de torcedores do Sport ter passado em frente aos Aflitos e as duas torcidas terem se desentendido. Lucas de Freitas Lyra, 19 anos, foi atingindo na cabeça. Ele passou por uma cirurgia no Hospital do Restauração, na noite deste sábado, após ser transferido do Hospital Agamenon Magalhães. Em seguida, devido ao estado grave, Lucas foi locado no Usan (Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia) e está sedado.

Testemunhas afirmam que o tiro foi supostamente disparado por um homem que estava escoltando o ônibus de uma empresa que fazia linha para a Zona Norte e usava um colete amarelo com o nome apoio. Algumas pessoas dizem ainda que, além do tiro que atingiu Lucas, outros tiros teriam sido disparados. Houve corre-corre e pânico nas imediações do clube.

Com base nos relatos de pessoas que presenciaram a confusão, antes do início do jogo entre Náutico e Central, marcado para as 19h, alguns coletivos começaram a passar pela Avenida Rosa e Silva com torcedores da Torcida Jovem. “Passou um primeiro ônibus, mas esse estava com poucas pessoas. Quando veio o segundo, que estava lotado, o pessoal do Náutico começou a tirar onda com os rivais e esse segurança acabou descendo do ônibus e já veio com uma arma na mão e atirou”, relatou uma torcedora alvirrubra. Outras informações dão conta de que pedras foram jogadas no ônibus onde estavam os rubro-negros. Uma câmara da Secretaria de Defesa Social (SDS) instalada na frente do estádio pode ajudar a polícia a investigar o ocorrido. “O pessoal da Jovem não tem nada a ver com isso. Quem atirou foi o cara que estava com o colete de apoio. Todo mundo viu que ele desceu armado”, afirmou outro torcedor.

Investigação
Segundo os torcedores do Náutico, os homens que trabalham na segurança dos coletivos em dias de jogos seriam contratados pelo Grande Recife Consórcio de Transportes para evitar a depredação dos veículos. A assessoria de imprensa do órgão disse que o Grande Recife não tem esse tipo de serviço.

O Diario procurou a empresa apontada como a que transportava os jogadores e o segurança que teria atirado, mas não obteve sucesso. Já o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) adiantou que será aberta uma sindicância interna para apurar os fatos e que irá orientar a empresa a colaborar com as investigações.

O caso foi foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. “Já fomos ao local do ocorrido e vamos solicitar ao Ciods (Centro Integrado de Operações de Defesa Social) que liberem as imagens da câmera que fica em frente ao Náutico para analisarmos tudo”, afirmou o delegado Ian Campos, da 2ª delegacia do DHPP e que está responsável pela investigação.

Veja o vídeo da confusão no bairro dos Aflitos