Futebol Nacional
None

CBF anuncia novo sistema da Copa do Brasil com times da Libertadores

Torneio será disputado de março a novembro

postado em 01/12/2011 12:31 / atualizado em 01/12/2011 12:53

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma mudança expressiva no calendário nacional do esporte. Segundo o presidente Ricardo Teixeira, a partir de 2013, os clubes que estarão na disputa da Copa Libertadores da América também poderão participar da Copa do Brasil, realizada também no segundo semestre.

A Copa do Brasil será iniciada com 86 clubes ao invés de 64 como nas últimas edições, no formato de mata-mata.

A disputa seguirá até alcançar dez clubes, logo após a terceira fase do torneio. Já na quarta, os cinco ou seis clubes da Libertadores entrarão no torneio. Se houver apenas cinco brasileiros na Libertadores, o time mais bem classificado no ranking da CBF será incluído.

O torneio terá início em março e será encerrado em novembro, contando com sete fases, no total. A mudança proposta pela CBF não será imposta já em 2012 por conta do Estatuto do Torcedor.

Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste, por sua vez, será disputada por 16 clubes. Ao todo, a Bahia terá três representantes assim como Pernambuco. Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sergipe terão duas equipes inscritas.

Os oito classificados se enfrentarão no sistema de mata-mata. A competição será disputada em 12 datas estipuladas pela CBF e encerrada no mês de março. Os participantes do torneio serão definidos pelos Campeonatos Estaduais, disputados agora em duas fases.

A primeira será realizada sem os clubes da Copa do Nordeste e a segunda com os classificados da sua segunda fase. A coordenação técnica da competição será realizada pela CBF, contando com o apoio das federações envolvidas.