Futebol Nacional
None

PRIMEIRA LIGA

Primeira Liga divulga tabela oficial do torneio

Escritório que presta assessoria jurídica ao grupo foi responsável pela divulgação

postado em 26/10/2015 16:56 / atualizado em 26/10/2015 18:45

Reprodução
A Liga Sul-Minas-Rio divulgou, nesta segunda-feira, a tabela completa da competição, que reunirá clubes de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Serão 12 equipes que disputarão a competição, em seis datas, com início em 27 de janeiro de 2016 e a final marcada para 31 de março, uma quinta-feira. Na tabela divulgada pelo escritório que presta assessoria jurídica ao grupo, o Criciúma aparece como terceiro catarinense na disputa.

Segundo o diretor-executivo da Liga, Alexandre Kalil, essa vaga pode sofrer alteração. “O terceiro clube participante de Santa Catarina poderá ser alterado, conforme consta no regulamento da competição já divulgado anteriormente”, frisou o ex-presidente do Atlético, garantindo que essa pode ser a única alteração. “A tabela que foi divulgada é essa, com essas datas. Está valendo conforme foi divulgado com estas datas”, frisou o dirigente ao Superesportes.

No último dia 15, em contato com a reportagem, o presidente da Liga, Gilvan de Pinho Tavares, informou que os jogos serão realizados às 18h30 e às 21 horas. 

Segundo a regra, a mudança pode ocorrer devido ao ranking geral da CBF, que deve ser divulgado em dezembro, depois de finalizado o Campeonato Brasileiro, que marca o fechamento do caléndário do futebol nacional. Na tabela divulgada, consta o adendo que pode ser determinante para a alteração.

“A Primeira Liga 2016 será disputada pelos 12 clubes identificados no Anexo A – Relação dos Clubes Participantes, em conformidade com os seguintes critérios técnicos de participação: 10 vagas destinadas a dois clubes de cada um dos estados do RS, SC, PR, MG e RJ, exclusivamente entre aqueles que sejam membros da Liga e que ocupem as duas primeiras colocações do respectivo Estado no “Ranking Nacional de Clubes 2016” da CBF, divulgado em dezembro de 2015; 2 vagas destinadas aos dois melhores terceiros colocados, entre os clubes que sejam membros da Liga, no Ranking Nacional de Clubes 2016 da CBF, divulgado em dezembro de 2015, entre os Estados do RS, SC, PR, MG e RJ”.

O calendário enviado pela direção da Liga ainda apresenta alguns adendos:

  • O calendário da Primeira Liga prevê duas datas coincidentes com a 1ª fase da Copa Libertadores. No entanto, os jogos acontecerão nas datas que não forem utilizadas pelos clubes nas duas competições, uma vez que tanto a Conmebol quanto a CBF designam uma data a mais para as referidas etapas dos torneios. Como feito em todos os anos”, informa o documento;
  • A primeira fase possui número ímpar de jogos por equipe. As seis equipes Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Fluminense e Internacional) cabeças de chave jogarão duas partidas em casa e uma fora;
  • As demais equipes jogarão duas partidas fora e uma em casa;
  • Os dias e horários poderão ser alterados sem o comprometimento de datas de acordo com os interesses comerciais dos parceiros da Primeira Liga;
  • Os clubes participantes da Copa Libertadores jogarão a 2ª rodada da Primeira Liga no dia 24/02.
Confira a tabela divulgada nesta segunda-feira:

Grupos:

- Flamengo, Atlético-MG, América-MG, Figueirense
- Grêmio, Internacional, Coritiba, Avaí
- Cruzeiro, Fluminense, Atlético-PR, Criciúma

1ª Rodada

27/01, quarta-feira
Atlético x Flamengo
Criciúma x Cruzeiro
Fluminense x Atlético Paranaense

28/01, quinta-feira
América x Figueirense
Avaí x Grêmio
Internacional x Coritiba

2ª Rodada (Os clubes participantes da Copa Libertadores jogarão a rodada no dia 24/02)

17/02, quarta-feira
Grêmio x Coritiba
Figueirense x Atlético
Cruzeiro x Fluminense

18/02, quinta-feira
Flamengo x América
Atlético Paranaense x Criciúma
Internacional x Avaí

3ª Rodada

09/03, quarta-feira
Atlético x América
Flamengo x Figueirense
Grêmio x Internacional

10/03, quinta-feira
Cruzeiro x Atlético Paranaense
Fluminense x Criciúma
Coritiba x Avaí

Semifinal

Jogo 1
23/3, quarta-feira

Jogo 2
24/3, quinta-feira

Final
31/3, quinta-feira

Tags: figueirensesc flamengorj fluminenserj ciricumasc gremiors internacionalrs americamg cruzeiroec atleticomg