Vôlei
None

RACISMO NO VÔLEI

Torcedores desmentem autor de injúrias raciais contra Fabiana e relatam mau comportamento

Jefferson de Oliveira alega que chamou Fabiana de 'africana', mas foi desmentido

postado em 28/01/2015 17:39 / atualizado em 28/01/2015 18:47

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/01/28/6403/20150128164841295466i.jpg', 'id_content': 3036183L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/volei/2015/01/28/galeria_volei,6403/flagra-da-injuria-racial-contra-fabiana-e-da-discussao-entre-torcedores.shtml', 'titulo_destaque': 'Flagra da inj\xfaria racial contra Fabiana e da discuss\xe3o entre torcedores', 'samesite': True, 'id_pk': 6403L, 'id_conteudo': 3036183L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Flagra da inj\xfaria racial contra Fabiana e da discuss\xe3o entre torcedores', 'id_treeapp': 120, 'descricao_destaque': 'Fot\xf3grafo Thom\xe1s Santos flagrou insultos do torcedor de camisa listrada', 'schema': 'foto_126510467054'}

O porteiro acusado de injúria racial, Jefferson Gonçalves de Oliveira, de 43 anos, negou ter chamado Fabiana de “macaca” e de ter jogado banana na quadra durante a partida entre Minas e Sesi, nessa terça-feira, na Arena JK, em Belo Horizonte. Disse que apenas gritou jamaicana e africana, referindo-se à atleta mineira que atua na equipe paulista. “Não, não fiz nada disso. A torcida mineira é muito desbocada e eu entrei na onda deles. Eu até pedi desculpas ao policial e ao segurança por eles terem achado que eu armei aquela muvuca toda”, disse Jefferson Gonçalves de Oliveira.

A versão de Jefferson é diferente da apresentada à reportagem por uma testemunha citada no Boletim de Ocorrência
da Polícia Militar, a estudante Ludmila Duarte Elias, de 21 anos. Segundo ela, o acusado pelas injúrias gritava “banana”, “isso mesmo, joga banana”, toda vez que Fabiana pegava a bola.

Já o professor Douglas Sueimer Bernardo, de 31 anos, que acompanha os jogos do Minas na Arena desde 1997, procurou a reportagem do Superesportes para relatar o episódio. Tudo teria começado no fim do segundo set, quando Fabiana se preparava para sacar pelo Sesi.

”Esse torcedor de camisa listrada (veja fotos acima) começou a xingar a Fabiana, foi reprovado pelas pessoas ao seu redor, mas continuou dizendo que falaria o que quisesse. Ele estava atrás de mim e falou várias vezes: ‘vou te jogar uma banana macaca, africana, macaca, favelada”, relatou o professor, contrariando a versão dada por Jefferson Gonçalves de Oliveira à reportagem.

Douglas conta que as agressões dirigidas a Fabiana causaram indignação nos demais torcedores e negou que houvesse mais alguém xingando a jogadora do Sesi. “Quem estava em volta começou a se afastar dele. Muitos reclamaram com ele, mas ele começou a xingar todo mundo. Foi só ele mesmo”.

Frequentador assíduo dos jogos de vôlei na Arena do Minas, Douglas criticou duramente a conduta do clube e da Polícia Militar no episódio. O professor conta que precisou sair da Arena para procurar policiamento na Rua da Bahia, mas, sem ver qualquer viatura, ligou para o número 190. Os policiais teriam chegado ao local durante o terceiro set, quando o agressor já estava cercado por seguranças acionados pelo Minas Tênis Clube.

”Mostramos o rapaz para a polícia. Mas quando eles chegaram, uma moça, funcionária do Minas, chamou os torcedores para conversar com os policiais em outro local e eu a questionei por que os seguranças, que viram tudo, não poderiam servir de testemunhas. Senti que eles quiseram preservar a imagem do Minas, não deixando que funcionários do Minas se envolvessem no caso. A intenção pareceu abafar. Os policiais entraram na arquibancada e retiraram o rapaz do ginásio, diferentemente do que disse a nota do Minas. O clube afirmou que foram os seguranças que retiraram o rapaz, mas isso não ocorreu, foram os policiais. Já os policiais alegaram que não poderiam levar o rapaz para a delegacia porque a vítima (Fabiana) não estava presente ( o jogo estava em andamento). Isso foi um absurdo. A obrigação deles era esperar o fim do jogo e fazer o Boletim”, relatou Douglas.

Douglas ainda desmentiu a versão do Boletim de Ocorrência da PM, de que houve atrito verbal entre torcedores. “Eles sequer citaram a Fabiana no Boletim. O fato relevante do Boletim foi o atrito verbal entre torcedores. Na verdade, as pessoas estavam indignadas com o tal torcedor de camisa listrada e pediram para ele parar”.

Em 18 anos de idas constantes à Arena, Douglas jamais havia presenciado uma agressão desse tipo contra uma atleta. “Nunca pensei que presenciaria isso. Vou aos jogos desde 1997, e isso foi uma surpresa. Há alguns jogos, vi alguns torcedores do Minas xingando a Carla, mas por outras razões. Injúria racial foi a primeira vez que vi”.

Thomás Santos / arquivo pessoal

Tags: fabiana sesi minas arena jk racismo esporte arena do minas injúria racial