Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Árbitro é isento, mas bandeirinha passará por reciclagem após erros no clássico

Comissão de Arbitragem considerou que não será necessário 'punir' Héber Roberto Lopes

postado em 13/05/2014 15:19 / atualizado em 13/05/2014 16:09

Thiago Madureira /Superesportes

ALEXANDRE GUZANSHE / EM DA PRESS
Depois de protagonizar erros decisivos no clássico mineiro, no último domingo, e na partida entre São Paulo e CRB, pela Copa do Brasil, a auxiliar Fernanda Colombo Uliana (aspirante Fifa/SC) passará por 'reciclagem'. A decisão foi tomada pela Comissão de Arbitragem da CBF em conjunto com a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf). Por sua vez, o árbitro Héber Roberto Lopes, que também teve atuação questionada no Atlético x Cruzeiro, não passará por esse processo, ao qual são submetidos os profissionais que cometem equívocos sucessivos.

Em contato com o Superesportes, Alicio Pena Júnior, árbitro mineiro e membro da comissão, explicou o método de aprendizado pelo qual passará a auxiliar catarinense, de 23 anos. “Um instrutor designado e o presidente da comissão de arbitragem do estado dela (Santa Catarina) farão trabalho de análise da situação para entender o que motivou o erro. Ela também participará de treinamentos direcionados por eles”, disse Alicio. “Não existe tempo pré-estabelecido para que a Fernanda (Colombo Uliana) fique fora dos sorteios da CBF. Isso depende do profissional e da situação”, acrescentou.

Por outro lado, o árbitro do clássico não passará pelo mesmo processo de reciclagem. “Houve um entendimento da Anaf e da comissão de arbitragem de que não há necessidade do Héber (Roberto Lopes) passar por esse treinamento”, disse.

O Cruzeiro fez um protesto formal à CBF, nessa segunda, sobre a arbitragem do clássico. Na visão da diretoria celeste, a derrota para o Atlético teve interferência do árbitro Heber Roberto Lopes e da auxiliar Fernanda Colombo Uliana. O Cruzeiro reclama de um pênalti não marcado (mão do zagueiro Otamendi dentro da área) e de um impedimento assinalado erroneamente - o meia Alisson estava em condição legal e ficaria frente a frente com o goleiro Victor. A penalidade a favor do Atlético também foi questionada.

Tags: atleticomg auxiliar reciclagem Fernanda Colombo Héber Roberto Lopes