Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Empresário confirma sondagem do Cruzeiro por atacante sensação do futebol português

Alvo celeste, Rafael Martins marcou 20 gols em 31 jogos pelo Moreirense

postado em 08/06/2016 12:47 / atualizado em 09/06/2016 16:14

REUTERS/Jose Manuel Ribeiro
O Cruzeiro sondou a situação do atacante Rafael Martins, que tem os direitos ligados ao Levante da Espanha. A confirmação foi feita pelo empresário do jogador, José Lorenzo, em contato com o Superesportes. O agente informou que ainda não foi oficializada uma proposta por parte do clube mineiro. A Raposa procura um centroavante no mercado e avalia a situação de Martins, que marcou 20 gols em 31 jogos na última temporada pelo Moreirense, pequeno clube português para o qual estava emprestado.

“O Cruzeiro me ligou, sim. Procurou colher informações do jogador, mas não fez nenhuma proposta por enquanto. Depois de uma ótima temporada em Portugal, o Rafael se valorizou muito. Clubes chineses já procuraram, a gente recebe várias sondagens. Mas não temos pressa. O mercado está aberto e temos muito tempo para sentar e encontrar a melhor proposta”, disse.

O contato do Cruzeiro foi feito pelo diretor de futebol, Thiago Scuro, que já trabalhou com Rafael Martins no Audax. A tendência é que o Levante não mantenha o atacante em 2016/2017. O clube de Valência tem quatro jogadores extra-comunitários, mas só poderá utilizar dois na próxima temporada. O Levante foi rebaixado, e o regulamento da Segunda Divisão permite apenas dois estrangeiros em campo.

Dos jogadores que ocupam vagas extra-comunitárias, é certo que o colombiano Jefferson Andrés Lerma, de 21 anos, permaneça. Outro que deve ficar é o também colombiano Mauricio Cuero, contratação mais cara da história do Levante, que desembolsou 3.2 milhões de euros ao Banfield. Além de Rafael Martins, outro brasileiro deve deixar a equipe espanhola. O atacante Deyverson, de 25 anos, está na lista dos negociáveis.

Como Rafael Martins tem vínculo até 20 de junho de 2017, o Levante deve tentar negociá-lo nesta janela. “Não acho que seja difícil o negócio com o Levante. Eles estão abertos a qualquer tipo de oferta que seja interessante. São várias situações que podem ocorrer, empréstimo, troca de jogadores, venda parcelada”, destacou o empresário do jogador, José Lorenzo.

Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, elogiou o atacante. “Nós gostamos muito. Foi um jogador muito importante para o clube na temporada. Ele é um finalizador, um matador, e nós queremos a continuidade dele aqui. O problema é que se valorizou muito e talvez escolha outro destino”, frisou.

Relação com Thiago Scuro

Rafael Martins é um velho conhecido de Thiago Scuro, diretor de futebol do Cruzeiro. Eles trabalharam juntos no Audax São Paulo, entre 2011 e 2013. Em competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol, Rafael marcou nada menos que 50 gols – 36 na Série A2 do Estadual e 14 na Copa Paulista. Scuro não foi localizado pela reportagem para comentar o interesse na contratação do jogador.

A informação da sondagem do Cruzeiro foi antecipada pelo site da ESPN na manhã desta quarta-feira. Em entrevista, o atacante Rafael Martins cita, inclusive, o técnico Paulo Bento, que já o observava, segundo o atleta.

"O Thiago Scuro (diretor de futebol do Cruzeiro) é um cara que conheço há nove anos, desde os tempos de Audax. O Paulo Bento gosta muito de mim, quando era treinador da seleção portuguesa sempre via os jogos do meu time porque convocava muito o (meia) João Mário. Além disso, o auxiliar dele chamado Vitor Silvestre trabalhou comigo no Vitória de Setúbal", contou o jogador ao site da ESPN.

Gols de Rafael Martins:
Grêmio Barueri: 1
Audax São Paulo: 50
Vitória de Setúbal (POR): 15
Levante (ESP): 1
Moreirense (POR): 20
Total: 87

Tags: mercado cruzeiro Rafael Martins atacante negociação