Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Thiago Neves aciona Cruzeiro na Justiça do Trabalho e cobra cerca de R$ 16 milhões

Jogador pede rescisão de contrato válido até dezembro de 2020

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O meia Thiago Neves acionou o Cruzeiro na Justiça do Trabalho e pediu a rescisão contratual de maneira unilateral. O valor inicial da causa é de R$ 16 milhões. Entre os principais motivos, segundo a empresa que o representa, estão a falta de pagamento de três meses de salário, sete meses de direito de imagem e encargos trabalhistas em aberto. O jogador ainda alegou ter sofrido ameaças por causa da má campanha do time no Campeonato Brasileiro - rebaixado à Série B na 17ª posição, com 36 pontos em 38 rodadas. O diretor de comunicação Valdir Barbosa confirmou ao Superesportes que o clube foi notificado da ação.

Thiago Neves tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2020. Uma cláusula previa renovação automática para dezembro de 2021 em caso de 42 jogos do meia na próxima temporada. Contudo, o veterano de 34 anos foi afastado do grupo pelo então gestor de futebol, Zezé Perrella, no dia 2 de dezembro. Ele havia sido vetado da partida contra o Vasco, pela 36ª rodada do Brasileiro, devido a um edema na coxa esquerda. Mesmo assim, compareceu a um show de pagode no Mineirão, no dia anterior, para a irritação do dirigente.

Decisivo nos títulos consecutivos da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, Thiago Neves caiu de rendimento em 2019. Fora de campo, envolveu-se em várias polêmicas, tendo criticado de maneira veemente o ex-técnico do clube, Rogério Ceni. Para piorar a relação com os torcedores, que apreciavam o trabalho de Ceni, o camisa 10 desperdiçou um pênalti na derrota por 1 a 0 para o CSA, no Mineirão, pela 35ª rodada do Brasileiro. Esse revés teve ‘peso’ significativo na campanha do inédito rebaixamento à Série B.

Um áudio enviado pelo jogador a Zezé Perrella antes do jogo contra o CSA vazou em grupos de WhatsApp. Na gravação, Thiago Neves pediu ao dirigente a viabilização do pagamento de 60% do salário pendente e via como certo o triunfo sobre os alagoanos. “Aí você não precisa arrumar uma premiação para ganhar o jogo, porque a obrigação nossa é ganhar esse jogo. Tá louco! Se a gente não ganhar do CSA, pelo amor de Deus”. 

Ainda assim, Neves terminou o Brasileiro como artilheiro do Cruzeiro, com seis gols em 27 partidas. No clube desde janeiro de 2017, ele marcou 41 gols e deu 23 assistências em 151 jogos. Foram quatro títulos conquistados no período: dois do Campeonato Mineiro (2018 e 2019) e duas Copas do Brasil (2017 e 2018). Antes de acionar a Justiça, Thiago chegou a cogitar reduzir o salário para disputar a Série B em 2020.

Leia, abaixo, a nota enviada pela Fatto Gestão, que gerencia a carreira de Thiago Neves

O jogador Thiago Neves, representado pela assessoria jurídica da Fatto Gestão (conceituado escritório Martins  Castro Monteiro Advogados), empresa responsável pela carreira do atleta, em virtude a falta de pagamento de três meses de salário, sete meses de direito de imagem, encargos trabalhistas em aberto, somadas às ameaças sofridas contra si e sua família e, por fim, às declarações de dirigentes do Cruzeiro, o atleta Thiago Neves não teve outra alternativa senão propor uma ação trabalhista contra o Cruzeiro Esporte Clube pleiteando a rescisão do contrato de trabalho e recebimento dos valores devidos. O atleta não busca nada além dos seus direitos. 

Vale destacar que desde quando desembarcou em Belo Horizonte, em 2017, Thiago se comprometeu com o clube. Foram 151 jogos, 41 gols e 23 assistências. Os títulos nacionais conquistados, duas Copas do Brasil, e os dois Campeonato Mineiros que o jogador obteve, inclusive como protagonista, falam por si.

Atualizada às 17h10

Tags: contrato Cruzeiro rescisão vínculo serieb Justiça interiormg mercadobola Thiago Neves