Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro vence Caldense, mas é eliminado e dá vexame no Mineiro com pior posição em 63 anos

Time não conseguiu vitória por três gols e se despediu do Estadual

postado em 29/07/2020 23:11 / atualizado em 30/07/2020 01:36

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro até venceu a Caldense por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, mas não alcançou uma vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro. Com a vitória do Atlético sobre o Patrocinense, no Mineirão, o time celeste precisava de um triunfo por pelo menos três gols de diferença. Régis marcou o único tento da Raposa no Ronaldão, em Poços de Caldas. 
 
Embora tenha somado os três pontos, o Cruzeiro encerrou o Campeonato Mineiro fora do G4, o que não acontecia desde 1957. A Raposa fecha a primeira fase na 5ª colocação, com os mesmos 20 pontos da Caldense (última equipe da zona de classificação às semifinais), mas com três gols a menos de saldo (9 a 6). 
 
Com o resultado, o Cruzeiro disputará o Troféu Inconfidência. Os jogos do torneio, que reunirá equipes da 5ª a 8ª colocação da tabela do Estadual, estão marcados para 2 e 5 de agosto em jogos únicos de semifinal e final. Ainda não há horários ou locais definidos. A Federação Mineira de Futebol (FMF) espera ter esses detalhes até a manhã desta quinta-feira.
 
O jogo
 
Como esperado, o Cruzeiro iniciou o jogo marcando em linha alta e tentando pressionar a saída de bola da Caldense. Nos minutos iniciais, a Veterena até conseguiu conter o ímpeto do time celeste, mas o volume dos visitantes logo cresceu. Aos 14’, Régis, em bonita jogada individual, abriu o placar. Ele aproveitou uma sobra, girou sobre o marcador e acertou chute difícil no canto direito de Alyson. 1 a 0.
 
O Cruzeiro dominou por mais alguns minutos, depois do gol marcado, mas viu a Caldense crescer do meio para o fim do tempo inicial. O time de Enderson Moreira chegou aos 20’, quando Maurício desperdiçou chance na pequena área, aos 21’, em finalização de Marcelo Moreno, mas também viu a Veterana ameaçar aos 29’ e aos 30’, quando Fábio fez importantes defesas.
 
Chamou atenção na etapa inicial a quantidade de cartões amarelos distribuídos por Ronei Cândido Alves. O árbitro, considerado um ‘disciplinador’, puniu cinco jogadores, além dos treinadores das duas equipes. Outro destaque foi o estado muito ruim do gramado do Ronaldão, que impedia muitas trocas de pesses e forçava, especialmente o Cruzeiro, a construir jogadas por meio do ‘chutão’.  
 
Precisando do resultado, o Cruzeiro voltou do intervalo buscando ainda mais o gol adversário. Desta forma, deu mais espaços para a Caldense. Os donos da casa criaram boa oportunidade aos 3’, quando Fábio impediu o primeiro gol da Veterana. A Raposa teve tudo para ampliar o placar aos 9’, mas Patrick Brey, com finalização muito fraca e sem direção, perdeu a chance.
 
Sem conseguir criar mais chances, especialmente pela inoperância de Maurício, pouco participativo nesta quarta, Enderson optou pelas entradas de Jean e Claudinho, o que mudou um pouco o panorama da partida. O time celeste insistiu, mas não conseguiu os dois gols que o colocariam na semifinal do Estadual. Com o 1 a 0, a equipe garantiu os três pontos, mas não disputará a fase final do Mineiro depois de 63 anos.

 
CALDENSE 0X1 CRUZEIRO
 
Caldense
Alyson; Filipe Sousa, Jonathan Costa, Lucas Mufalo e Rafael Rosa (Verrone); André Mensalão e Lucas Silva; João Vitor, Nathan e Artur (Franklin); João Pedro (Caíque Maciel). Técnico: Marcus Paulo Grippi
 
Cruzeiro
Fábio; Raúl Cáceres, Marllon, Cacá e Patrick Brey; Ariel Cabral e Jadsom (Jean); Maurício (Claudinho), Régis e Stênio (Welinton); Marcelo Moreno (Thiago). Técnico: Enderson Moreira
 
Gol: Régis, do Cruzeiro (aos 14’2ºT)
Cartões amarelos: Enderson Moreira, Stênio, Jadsom (Cruzeiro); Nathan, Marcus Paulo Grippi, Jonathan Costa, André Mensalão, Rafael Rosa (Caldense)
 
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Ronaldão, em Poços de Caldas (MG)
Data e horário: 29 de julho de 2020 (quarta-feira), às 21h30
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira e Leonardo Henrique Pereira

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional Caldense