Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Felipe Conceição avisa Guarani sobre proposta e indica acerto com Cruzeiro

Treinador deve se desligar do clube paulista nesta sexta-feira

postado em 29/01/2021 12:30 / atualizado em 30/01/2021 01:27

(Foto: Guarani / Divulgação)

Felipe Conceição já comunicou à direção do Guarani que mantém conversas com o Cruzeiro e indicou a pessoas próximas que gostou do projeto apresentado pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues. O treinador deverá anunciar a saída do Brinco de Ouro nesta sexta-feira, após o fim da Série B.

Segundo apurou o Superesportes, Sérgio Rodrigues consultou profissionais que trabalharam com Felipe Conceição e recebeu respostas positivas do comportamento do treinador com os elencos e membros do estafe dos clubes.

Oficialmente, o Guarani não confirma a negociação do treinador com o Cruzeiro. Contudo, uma fonte do clube paulista ouvida pela reportagem disse que a diretoria já sabe que o comandante recebeu uma proposta da Raposa.

No Guarani, Conceição é quem lidera o planejamento para a próxima temporada, ao lado do diretor de futebol, Michel Alves, e do presidente Ricardo Moisés.

Procura


Conceição chegou a ser aventado para assumir o comando do Cruzeiro em setembro de 2020. Naquela oportunidade, ele estava sem time depois da saída do Red Bull Bragantino no mês anterior. A Raposa optou por Ney Franco, que deixou a Toca em meados de outubro.

Embora ainda tenha um compromisso pela Série B, nesta sexta-feira, às 21h30, diante do Paraná, em Curitiba, o Cruzeiro já se concentra no planejamento para a próxima temporada. Por isso, pretende anunciar o novo comandante o mais rápido possível.

O Guarani, que também não tem mais chances de acesso ou risco de rebaixamento nesta edição da Série B, vive realidade parecida. Na sexta, o Bugre recebe o Juventude, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

Trabalhos de Felipe Conceição


O Cruzeiro será o sexto clube da carreira de Felipe Conceição. Além de Guarani e Bragantino, o técnico passou por Macaé, Botafogo e América. Aos 41 anos, ele tem grande experiência em lidar com jovens das categorias de base, o que será importante diante das dificuldades financeiras da instituição em 2021.

O trabalho de maior destaque de Conceição foi no América. Depois de atuar como coordenador técnico, em 2018, foi promovido a treinador em 2019 para suprir a saída de Maurício Barbieri, que havia contabilizado apenas cinco pontos em sete jogos na Série B (33,33%).

O então diretor de futebol Paulo Bracks bancou a efetivação de Felipe, que correspondeu à confiança. O Coelho saiu da lanterna, na 10ª rodada (6 pontos), e alcançou o quinto lugar (61). O acesso escapou no duelo derradeiro contra o já rebaixado São Bento, no Independência, em 30 de novembro: derrota por 2 a 1.

Mantido para 2020, Conceição atuou na montagem do grupo, porém aceitou oferta do Bragantino ainda em janeiro. O América então contratou Lisca, que herdou a boa base construída pelo antecessor e deu a “sua cara” à equipe em uma temporada de êxito na Copa do Brasil (semifinal) e na Série B (promoção à elite nacional e briga pelo título).

Felipe Conceição, por sua vez, foi demitido do Bragantino, no fim de agosto, e contratado pelo Guarani, no início de outubro. Sob o seu comando, o Bugre saiu do 17º lugar da Série B, na 15ª rodada, para o 13º, na 37ª.

Em dado momento, o time de Campinas chegou a sonhar com o acesso, quando ficou a dois pontos do quarto colocado, Juventude, na 31ª rodada (49 a 47). Contudo, nos últimos seis confrontos, somou apenas um ponto, no empate por 1 a 1 com a rival Ponte Preta.

Mesmo com a queda de rendimento na reta final do campeonato, Felipe manteve prestígio no Guarani. Seu retrospecto geral é de 11 vitórias, quatro empates e oito derrotas, com 53,6% de aproveitamento.

Traumas do passado


Ainda em 2020, antes da contratação de Luiz Felipe Scolari, o Cruzeiro chegou a acertar com Umberto Louzer, da Chapecoense. O departamento de marketing da Raposa já havia, inclusive, preparado a arte para o anúncio do treinador. Entretanto, depois de uma reunião com a direção do clube catarinense, o profissional foi convencido a permanecer em Chapecó para a sequência da temporada e conquistou o acesso à primeira divisão.

Tags: mercado América serieb cruzeiroec interiormg futnacional guaranisp Felipe Conceição