Velocidade
None

FORMULA 1

Ferrari oficializa saída de Sebastian Vettel ao final da temporada 2020 da Formula 1

Alemão não seguirá na escuderia de Maranello para o próximo ano; Daniel Ricciardo e Carlos Sainz são principais candidatos à vaga

(Foto: Divulgação/Scuderia Ferrari)
A Scuderia Ferrari anunciou, na manhã desta terça-feira, que, após cinco anos, Sebastian Vettel correrá sua última temporada pela equipe italiana. Segundo a nota oficial, publicada pela montadora, o fim do vínculo foi de comum acordo entre as duas partes, enquanto o alemão alegou que a recusa às ofertas de renovação que foram propostas pelo chefe de equipe, Mattia Binotto, não teve motivação financeira.

Contratado pela Ferrari para a temporada 2015, após se sagrar tetracampeão mundial de Formula 1, pela Red Bull Racing, Sebastian Vettel somou 14 vitórias nas 102 provas já disputadas pilotando o carro vermelho. Ele foi vice-campeão mundial nas temporadas 2017 e 2018, além de garantir a terceira posição em 2015. Ele é o terceiro piloco com mais vitórias e o primeiro em número de pontos pela escuderia.
 
Na atual - e derradeira - temporada, que está prevista para começar em 5 de julho, na Áustria, Vettel correrá ao lado do monegasco Charles Leclerc, que tem contrato com a Ferrari até 2014.

Fora da Ferrari, Vettel já estaria sendo sondado por McLaren e Renault para a temporada 2021. Um retorno à Red Bull Racing, já foi descartado pelo diretor da equipe, Helmut Marko. Seu substituto em Maranello para o próximo ano também vem sendo alvo de especulações. Nos bastidores, os nomes mais fortes são o australiano Daniel Ricciardo, da Renault, o espanhol Carlos Sainz Jr., da McLaren, e o italiano Antonio Giovinazzi, que já foi terceiro piloto da equipe e está na Alfa Romeo.

CONFIRA AS REAÇÕES

Mattia Binotto, chefe de equipe da Ferrari

"Esta é uma decisão tomada em conjunto por nós e Sebastian, que ambas as partes acham que é o melhor. Não foi uma decisão fácil, considerando o valor de Sebastian como piloto e como pessoa. Não há nenhuma razão específica que levou a essa decisão, além da crença comum e amigável de que chegara a hora de seguirmos caminhos separados para alcançar nossos objetivos".

 

Sebastian Vettel

"Meu relacionamento com a Scuderia Ferrari terminará no final de 2020. Para obter os melhores resultados possíveis nesse esporte, é vital que todas as partes trabalhem em perfeita harmonia. Eu e a equipe percebemos que não há mais um desejo comum de permanecer juntos até o final desta temporada. Questões financeiras não tiveram parte nesta decisão conjunta. Não é assim que penso quando se trata de fazer certas escolhas e nunca será".