Velocidade
None

FORMULA 1

Novo 'rei' da Fórmula 1, Lewis Hamilton vence GP do Eifel e iguala recorde de Schumacher

Piloto britânico alcançou sua 91ª vitória na principal categoria do mundo do automobilismo e, agora, se aproxima mais do título de número 7

postado em 11/10/2020 11:05 / atualizado em 11/10/2020 13:07

(Foto: Divulgação/F1)
O mundo do automobilismo tem um novo rei. Depois de vencer o GP de Eifel,na Alemanha, neste domingo, o britânico Lewis Hamilton recebeu a sua 91ª bandeirada cruzando a linha de chegada em primeiro na Fórmula 1. Número que iguala o total vitórias do alemão Michael Schumacher, que até a metade desta década era então visto como inalcançável. Somente um fenômeno conseguiria igualar ou até superar tal feito. E este fenômeno responde por Lewis Hamilton.

Embora ainda não tenha igualado o total de títulos mundiais de pilotos, isso também é questão de mera formalidade quando Hamilton se tornar campeão. Isso porque a vitória em Nürburgring foi a sétima na temporada, com ampla vantagem de 69 pontos à frente do vice-líder do campeonato, o colega de equipe Valteri Bottas, além de ter em mãos o melhor carro. Mesmo faltando ainda seis provas para o final da temporada 2020 - encurtada devido às restrições de viagens por conta da pandemia de covid-19 -, o espaço para o sétimo troféu já está reservado na galeria do piloto.

Dentro das pistas, entretanto, não faltam elementos e argumentos para apontar Hamilton já como o maior da história da categoria. Porém antes é necessário entender que o automobilismo é um esporte que se transforma a cada temporada, à medida em que o avanço tecnológico vai moldando os carros e seus componentes. E de 1950 para cá, a cada ano, novas ferramentas foram desenvolvidas, novos regulamentos foram redigidos, moldando os parâmetros para avaliar o desempenho e, sobretudo, as disputas entre os pilotos. Por isso, cada grande ídolo do esporte tem o seu devido lugar guardado na galeria.

E Hamilton tem muita base a seu favor. Além das vitórias e dos títulos, as poles, os pódios, as voltas rápidas entre tantos outros marcos com domínio em pistas clássicas como Spa e Silverstone são incontestáveis. Tudo isso em 14 temporadas, onde já de cara estreou com o vice campeonato de 2007 e o título épico de 2008, na última curva em Interlagos. E mesmo em baixa nos anos seguintes, jamais terminou o campeonato abaixo do 5º lugar. Até acertar com a Mercedes, como indicação direta do lendário Niki Lauda.

As seis últimas temporadas foram de extrema hegemonia da equipe alemã, alavancada pelo domínio na era dos motores híbridos (combustão + energia elétrica). Hamilton só não venceu em 2016, quando perdeu a disputa direta para Niko Rosberg. Mas além do domínio do carro, também desenvolveu a melhor conservação dos pneus, destruindo recordes de voltas rápidas em praticamente todas as pistas, ultrapassagens. Mais ainda, deve correr pelo menos por mais três ou quatro anos na categoria. 

Um ídolo além das pistas

Não é só pelo que fez nas pistas que Hamilton se tornou destaque. Fora delas, tem se posicionado cada vez mais nos últimos anos como ativista em causas sociais. Ao ponto de ser listado pela revista britânica Times como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.

Desde criança Hamilton já demonstrava personalidade, ao ponto de se apresentar ao chefe de equipe da McLaren à época, Ron Dennis, como seu futuro piloto. E anos depois, se tornou o primeiro e até então único piloto negro da história a ser de fato titular na Fórmula 1. Neste ano, inclusive, Hamilton entrou na linha de frente na luta de combate ao racismo, participando até da onda de protestos ao redor do mundo, contra as mortes de negros por abusos policiais nos Estados Unidos.

O empenho do piloto foi tamanho, ao ponto até da própria Mercedes adotar a cor preta para os carros e macacões dos pilotos, como tema principal da temporada, em detrimento ao conceito histórico da equipe ‘flecha de prata’. Além disso, também nas corridas, Hamilton fez gestos como se ajoelhar e subiu ao pódio com camisa pedindo a prisão dos policiais que assassinaram a americana Breonna Taylor.

Hamilton também financia projetos que lutam contra o desmatamento de florestas, sendo garoto propaganda de uma campanha em favor da Amazônia neste mês. Outro ponto importante é cobrança de políticas de inclusão de pilotos negros e mulheres, além de outros grupos sociais vistos como minoritários.

HAMILTON X SCHUMACHER

Lewis Hamilton

Títulos: 2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019
Corridas: 260
Vitórias: 91
Pódios: 159
Poles: 96
Melhores Voltas: 51
Abandonos: 26
Colegas de Equipe: 5 (Alonso, Kovalainen, Button, Rosberg e Bottas)
Temporadas: 14
Construtoras: 2 (McLaren e Mercedes)

Michael Schumacher

Títulos: 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004
Corridas: 307
Vitórias: 91
Pódios: 155
Poles: 68
Melhores Voltas: 77
Abandonos: 68
Colegas de Equipe: 11 (De Cesaris, Nelson Piquet, Brundle, Patrese, Jos Verstappen, Lehto, Herbert, Irvine, Barrichello, Massa e Rosberg)
Temporadas: 19
Construtoras: 4 (Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes)