None

Pelo direito de secar o outro lado da Lagoa

"Se o outro lado da Lagoa conquistar a Libertadores, terei de ficar calado e escutar todas as piadas, além de dar os parabéns pelo esforço gigantesco para ganhar esse título"

postado em 23/07/2013 08:38

A melhor coisa que poderia acontecer ao Cruzeiro nessas últimas semanas foi o time do outro lado da Lagoa ter praticamente monopolizado a imprensa e a atenção das pessoas com essa campanha cardíaca na Libertadores.

Isso está dando tempo ao nosso time de se organizar melhor, testar com tranquilidade as contratações, e os garotos da base estão entrando sem tanta pressão. Os resultados já começaram a aparecer. Basta ver os últimos placares e a nossa posição na tabela do campeonato. Um dia é o Ricardo Goulart que arrebenta, agora foi o Luan que destruiu o São Paulo. O primeiro gol foi uma pintura, merecia placa no estádio. A garotada está voando baixo, estamos com o ataque mais positivo e o maior saldo de gols.

Mas tem uma situação que está me incomodando. Nesta semana recebi um e-mail, muito educado, enviado para a coluna do jornal, reclamando que falo muito do nosso grande rival. Mas o que posso fazer se estão num momento único, que nunca aconteceu na história deles? Quero ter o direito de secar o nosso rival regional, isso faz parte do futebol.

Existem duas formas de gostar de um time: torcendo e vibrando pelas vitórias e torcendo contra os grandes adversários. Que me desculpe o América, mas temos aqui em Minas uma situação muito parecida à do Rio Grande do Sul, isso é, dois times dividindo a maioria da torcida. No Sul, o Grêmio deu os parabéns ao Internacional quando eles foram bicampeões da Libertadores, com a seguinte frase: “O primeiro clube gaúcho a conquistar o bi da América dá os parabéns ao segundo”. Isso é ter senso de humor.

Qual cruzeirense não escutou alguma piadinha sobre as derrotas para o Bayern de Munique, no Mundial de 1976, e para o Borussia Dortmund, no de 1997? E a carreata que ocorreu até a porta do hotel do Estudiantes depois da nossa derrota na final da Libertadores de 2009? Na última final da Champions League, tive de escutar do meu amigo Pedrão, atleticano doente, que ele ganharia de qualquer jeito, pois os dois times alemães já lhe tinham dado momentos felizes.

Claro que é legal ver um monte de amigos vibrando, sonhando e experimentando emoções jamais vividas. Por esse lado, fico um pouco dividido, pois o esforço deles tentando incentivar o time é de dar inveja.

Pesquisando um pouco da história, escutei que essa mania começou com os cruzeirenses secando o time do Bairro de Lourdes durante os anos 1980. Se esse foi o começo, trabalhamos bem, pois eles não conseguiram ganhar nada.

Se o outro lado da Lagoa conquistar a Libertadores, terei de ficar calado e escutar todas as piadas, além de dar os parabéns pelo esforço gigantesco para ganhar esse título.

Sei que o ideal seria focar no clássico do domingo, mas quem vai conseguir dormir antes que o jogo de amanhã no Mineirão acabe? Os foguetes estourarão de todo jeito, eles ganhando ou perdendo. Então, sinto muito amigos atleticanos, vocês já secaram o nosso time muitas vezes, agora é a nossa vez.