2

João Carlos revela lição de vida dada em estrelas do Corinthians

Ex-zagueiro foi alvo de piadas de alguns companheiros de Corinthians, em 1999, quando chegava aos treinos no Parque São Jorge com um carro mais simples

16/09/2022 08:00 / atualizado em 14/09/2022 18:38
compartilhe
João Carlos lembra lição dada em jogadores ostentadores do Corinthians em 1999
foto: Superesportes

João Carlos lembra lição dada em jogadores ostentadores do Corinthians em 1999


Pessoa simples e avessa à ostentação, o ex-zagueiro João Carlos foi alvo de piadas de alguns companheiros de Corinthians, em 1999, quando chegava aos treinos no Parque São Jorge, em São Paulo. Em vez de gastar boa parte do salário com carrões, ele usava o mesmo Volkswagen Gol dos tempos de Cruzeiro, quando seus vencimentos eram ainda muito modestos para um jogador profissional.



"O grupo era bom, mas eu lembro que era muita vaidade. Só chegava carrão, igual hoje. E eu tinha um Golzinho vermelho, geração 2000. Eu chegava no Golzinho, de bermuda, chinelo, e eles falavam: 'Ó o mineiro chegando todo avacalhado, chegando para treinar, olha o carro do mineiro', lembra João Carlos.

À época com 26 anos, João Carlos tinha como prioridade ajudar os pais, Geraldo Santos Marins e Maria Ferreira - conhecida como Conceição -, e também contribuir de alguma maneira com os oito irmãos que viviam em Sete Lagoas, a 70km de Belo Horizonte. Outra meta do zagueiro era poupar os recursos para ver formada, um dia, a então única filha, Joana Sthefani.

"Eu falava: não estou preocupado com carro, mas sim em formar minha filha. Eu quero ver minha filha formada na faculdade. E hoje, assim, eu lembro de tudo que eu falava para eles. Minha filha se formou em enfermagem, então eu fico lembrando desses detalhes. Eu vejo muitos amigos meus, que jogaram, que tinham carrões, muita grana, e hoje não tem nada", constata o ex-zagueiro, hoje com 50 anos.

Naquela época, vários dos companheiros de João Carlos abusaram nos gastos. Hoje, alguns deles estão de novo na mídia, mas em busca de um emprego na TV para se sustentar. "A maioria depende do salário do trabalho (atual)". 

Projeto de vida virou realidade


Filha do ex-zagueiro, Joana Sthefani tem 24 anos atualmente e realizou o sonho do pai e da mãe ao se formar. Graduou-se em enfermagem. O outro filho do casal, Pedro Henrique, de 18 anos, segue os passos de João Carlos e tenta a carreira como zagueiro.

Revelado pelo Democrata-SL, João Carlos defendeu também Democrata-GV, Mamoré, Cruzeiro, Corinthians, Vissel Kobe do Japão, Botafogo, Paysandu e Ipatinga. 

No Cruzeiro, o ex-defensor conquistou a Copa do Brasil de 1996, a Copa Libertadores de 1997 e a Recopa Sul-Americana de 1998. Ainda foi tetracampeão mineiro em 1994, 1996, 1997 e 1998.
 
João fez parte de um time histórico do Corinthians que conquistou o Brasileiro em 1999, o Mundial de Clubes em 2000 e o Campeonato Paulista de 2001. O zagueiro ainda venceu a Copa América de 1999 com a Seleção Brasileira.


Compartilhe