2

Foco no Brasileiro: em busca de reabilitação, América recebe o Athletico-PR

Após derrotas para Santos e Tolima, Coelho busca superar o Furacão no Independência, em Belo Horizonte, para resgatar ânimo na competição prioritária

30/04/2022 06:00 / atualizado em 29/04/2022 23:12
compartilhe
Atividade do América durante treino no CT Lanna Drumond, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (29)
foto: João Zebral/América

Atividade do América durante treino no CT Lanna Drumond, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (29)


A diretoria do América deixa claro: o foco principal do clube segue sendo a continuidade na Série A do Campeonato Brasileiro. Pensando nisso, após derrotas para Santos (pelo Brasileirão) e Tolima (pela Libertadores), o Coelho busca a reabilitação na competição diante do Athletico-PR, às 16h30 deste sábado (30), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 4ª rodada.
 
 

O América é o 14° colocado da Série A, com 3 pontos conquistados em três jogos - uma vitória e duas derrotas. Tanto na 3ª rodada do Brasileirão como na 3ª rodada da Libertadores, o time de Vagner Mancini cometeu muitos erros defensivos e foi superado sofrendo muitos gols, para Santos (3 a 0), e Tolima (3 a 2), respectivamente.

A derrota do meio da semana, pelo torneio continental, teve um gosto ainda mais amargo. Isso porque o América vencia a partida no Independência até os 42 minutos do segundo tempo, alimentando as esperanças de classificação no Grupo D. No entanto, os gols marcados por Quiñones (aos 42') e Plata (aos 50') decretaram uma improvável virada dos colombianos no Horto, deixando o Coelho com chances remotas de avanço às oitavas de final.

Sem tempo para lamentar e com um calendário corrido na disputa de três competições, o América volta a campo ciente de que precisa evoluir. O ataque, antigo problema sob o comando de Marquinhos Santos, tem produzido mais gols na nova passagem de Vagner Mancini, mas a defesa segue deixando a desejar.

Encontro recente, com lembranças negativas


América e Athletico se encontraram pela última vez no dia 28 de março, em confronto amistoso e preparatório para as estreias das equipes na fase de grupos da Libertadores. Em atuação muito apagada, o Coelho acabou goleado por 4 a 0, com gols de Cuello, Marcelo Cirino, Hugo Moura e Marlos.

Na ocasião, ainda treinado por Marquinhos Santos, o América foi escalado com Jailson; Patric, Iago Maidana, Germán Conti e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Felipe Azevedo, Pedrinho e Everaldo. No confronto deste sábado, Conti (reserva), Marlon (lesionado), Alê (lesionado), Felipe Azevedo (dúvida) e Everaldo (lesionado) não devem ser titulares.

Também houve mudança no comando técnico do Athletico. Após a goleada sofrida por 4 a 0 para o São Paulo na estreia do Brasileirão, o técnico Alberto Valentim foi desligado. Para a vaga, o Furacão anunciou a contratação de Fábio Carille, campeão brasileiro com o Corinthians em 2017.
 

Fotos da torcida do América no Independência em jogo com o Tolima

 

Momento do Athletico-PR


Antes do amistoso contra o América, o Furacão havia sido eliminado nas semifinais do Campeonato Paranaense para o Coritiba, maior rival. Após a goleada aplicada sobre o Coelho, os resultados da equipe oscilaram. O Athletico sofreu derrotas para São Paulo (4 a 0) e Atlético (1 a 0) no Campeonato Brasileiro, mas venceu o poderoso Flamengo (1 a 0).

Na Copa do Brasil, houve goleada athleticana por em jogo de ida da terceira fase por 5 a 2 sobre o Tocantinópolis. Já na Copa Libertadores, o Furacão empatou com Caracas (0 a 0), venceu o The Strongest (1 a 0) e, na terça-feira (26), perdeu para o Libertad (1 a 0).

O Athletico passa por uma mudança gradativa em seu estilo de jogo. Inicialmente, Carille promove mudanças no trabalho defensivo da equipe para, depois, agregar maior repertório na criação de jogadas.
 
 

Quem joga no América?


Apesar de não ter jogadores suspensos para o duelo com o Athletico, o América tem vários desfalques. As baixas mais recentes são o meio-campista Alê e o atacante Everaldo, que sofreram lesões musculares e foram entregues ao departamento médico do clube. O atacante Felipe Azevedo, que também se lesionou na derrota para o Tolima, é dúvida para o jogo com o Furacão.

Seguem em tratamento de lesões no DM do Coelho o goleiro Jori, o lateral-esquerdo Marlon e o atacante Orlando Berrío. Por sua vez, Aloísio "Boi Bandido" segue no aguardo da resolução de pendências burocráticas para ser registrado na CBF e ter condições de jogo.

Sendo assim, Índio Ramírez deve ganhar a vaga como homem de criação no meio-campo. No ataque, a tendência é que Matheusinho e Pedrinho substituam Felipe Azevedo e Everaldo nas beiradas. Outra mudança possível é a entrada do zagueiro Germán Conti na vaga de Iago Maidana.

A novidade entre os relacionados é o centroavante Wellington Paulista, recuperado de lesão na panturrilha direita. Com três gols em nove jogos no ano, o veterano de 39 anos atuou pela última vez em 15 de março, quando o Coelho venceu o Barcelona nos pênaltis, por 5 a 4, após empate sem gols no jogo de volta da terceira fase da Copa Libertadores, em Guayaquil, no Equador.


AMÉRICA X ATHLETICO-PR


América

Jailson; Patric, Iago Maidana (Germán Conti), Éder e João Paulo; Lucas Kal, Juninho e Índio Ramírez; Matheusinho (Felipe Azevedo), Pedrinho e Paulinho Boia.
Técnico: Vagner Mancini

Athletico-PR

Bento; Matheus Felipe, Pedro Henrique e Fasson; Orejuela, Matheus Fernandes, Citta, Christian e Cuello; Vitor Bueno e Rômulo.
Técnico: Fábio Carille

Motivo: 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 30 de abril de 2022, às 16h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Transmissão: Premiere e tempo real do Superesportes

Compartilhe