2

Retrospectiva: Atlético teve ano de trocas, disputa política e investimento

Em 2020, clube alvinegro viveu de quase tudo: eliminações vexatórias, mudança de treinador, polêmicas, eleição, títulos e retomada de protagonismo

31/12/2020 06:00 / atualizado em 30/12/2020 19:50
compartilhe
Jorge Sampaoli foi um dos personagens do 2020 do Atlético
foto: Bruno Cantini/Atlético

Jorge Sampaoli foi um dos personagens do 2020 do Atlético

O ano do Atlético teve troca de treinador, mudança radical no planejamento, retorno de ídolo, contratações importantes, dispensas, caso de assédio, revolta da torcida, títulos mineiros, eliminações traumáticas, eleição e bastidores políticos muito aquecidos. Tudo isso num 2020 atípico, marcado negativamente pela pandemia de COVID-19 - que afetou diretamente o clube.

Em janeiro, o presidente Sérgio Sette Câmara e o então diretor de futebol Rui Costa apostaram alto no técnico Rafael Dudamel, incumbido de levar adiante um projeto que priorizaria jovens jogadores e as categorias de base. Porém, os rumos mudaram rapidamente: 52 dias depois de assumir o cargo, o venezuelano foi demitido após eliminações vexatórias na Copa do Brasil e na Sul-Americana.

Com ele, também saíram o então gerente de futebol Marques e o próprio Rui Costa. Foi aí que começou uma mudança radical no planejamento alvinegro. Sette Câmara, que à época ainda vislumbrava a reeleição no pleito agendado para dezembro, recorreu a empresários influentes na política alvinegra e conseguiu recursos para contratar profissionais de peso: o técnico Jorge Sampaoli e o diretor de futebol Alexandre Mattos, ainda em março.

De lá para cá, os dois foram peças importantes para reformular o elenco (com 19 saídas e 12 chegadas) e recolocar o Atlético entre os protagonistas do Campeonato Brasileiro. O ano termina com a eleição de um novo presidente - Sérgio Coelho -, uma conquista heroica da equipe feminina e um sentimento misto de expectativa e incertezas para 2021.

Na galeria a seguir, o Superesportes relembra o 2020 do Atlético em 20 episódios marcantes:

Retrospectiva: 20 episódios que marcaram o 2020 do Atlético


Se a galeria não funcionar, atualize a página e tente novamente

Compartilhe