2

Atlético recebe Santos e revê Tardelli em jogo para embalar na liderança

Times se enfrentam a partir das 19h desta quarta-feira, no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro

13/10/2021 04:00 / atualizado em 12/10/2021 19:30
compartilhe
Matías Zaracho durante treino do Atlético na Cidade do Galo
foto: Pedro Souza/Atlético

Matías Zaracho durante treino do Atlético na Cidade do Galo


A noite desta quarta-feira no Mineirão vai ser marcante. O torcedor do Atlético que for ao estádio terá a oportunidade de rever o ídolo Diego Tardelli, mas desta vez usando uma outra camisa: a do Santos. Quando a bola rolar, às 19h, as homenagens e agradecimentos serão esquecidos momentaneamente. Afinal, o jogo da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro é fundamental para os donos da casa manterem o embalo na liderança.

O Atlético é o ponteiro da competição, com 53 pontos - 11 a mais que o segundo colocado Flamengo. O time alvinegro, porém, jogou 24 vezes, contra 22 do principal concorrente na disputa pelo sonhado título brasileiro. Vencer o Santos - último adversário a bater o líder da Série A - significará, ao menos, manter a boa margem construída ao longo da competição.

São impressionantes 17 jogos sem perder no Brasileirão, com 13 vitórias e quatro empates. A arrancada fez o time do técnico Cuca chegar à liderança, abrir vantagem e se tornar o principal candidato ao troféu. Pelos cálculos do site Probabilidades no Futebol (da UFMG), as chances de ganhar o título e findar o jejum de quase 50 anos sem conquistar a competição são de quase 90%. Mas o elenco tenta não se empolgar antes da hora.

"A gente tem que controlar muito bem o dia a dia, ir jogo a jogo. Esse é o ponto crucial para que a gente possa chegar ao êxito, que seria essa conquista. A gente sabe que tem uma vantagem até significativa, mas a partir do momento em que a gente perder esse foco, não respeitar, achar que tudo está resolvido, a gente vai estar dando um tiro no pé. O futebol não permite isso", alertou Réver.

Quem joga?


O zagueiro de 36 anos deve ser titular mais uma vez do time, já que o paraguaio Junior Alonso foi chamado para jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022) e ainda não retornou à Cidade do Galo. Outras ausências por convocações são o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Brasil) e o meio-campista Alan Franco (Equador). Cuca também não terá à disposição o atacante Eduardo Vargas, em recuperação de entorse no tornozelo direito.


Existe a expectativa pela volta à titularidade de Nacho Fernández. O meio-campista argentino iniciou no banco de reservas na vitória por 3 a 1 sobre o Ceará, nesse sábado, no Mineirão, pela 25ª rodada da Série A. No ataque, Diego Costa é outro que pode recuperar a posição.

Reencontro


Reserva do Santos, Diego Tardelli pode reencontrar Atlético
foto: Ivan Storti/Santos

Reserva do Santos, Diego Tardelli pode reencontrar Atlético


Diego Tardelli ainda não sabe se efetivamente atuará no Mineirão. Reserva, o experiente atacante de 36 anos busca a melhor forma física para brigar pela titularidade do time comandado pelo técnico Fábio Carille.

"Está buscando, não é tão jovem, mas vem trabalhando bastante. Ali na frente, eu vejo ele fazendo outras funções, como um quarto homem pelo lado até para ganhar o meio, com mais qualidade, com mais posse. Mas, hoje, apenas como ponta do losango ou como falso 9", declarou o treinador.

O time paulista não terá dois jogadores importantes para o duelo em Belo Horizonte: o meia Carlos Sánchez e o lateral-esquerdo Felipe Jonatan. Os dois receberam o terceiro cartão amarelo na vitória de domingo por 1 a 0 contra o Grêmio, na Vila Belmiro, e vão cumprir suspensão.

No treinamento de terça-feira, o último antes da viagem a BH, Carille substituiu Carlos Sánchez por Jean Mota. Com isso, Vinicius Zanocelo passou a atuar mais adiantado. Na lateral, Lucas Braga deve ser o escolhido.

O Santos iniciou a rodada na 16ª colocação do Brasileirão, com 28 pontos, apenas dois à frente da zona de rebaixamento.

Meta de Cuca daria título ao Atlético? Veja ano a ano



ATLÉTICO X SANTOS


Atlético
Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Réver e Dodô; Allan, Jair, Matías Zaracho e Nacho Fernández; Hulk e Diego Costa (Keno)
Técnico: Cuca

Santos
João Paulo; Vinicius Balieiro, Emiliano Velázquez e Wagner Palha; Marcos Guilherme, Camacho, Jean Mota, Vinicius Zanocelo e Lucas Braga; Marinho e Léo Baptistão
Técnico: Fábio Carille

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira, 13 de outubro de 2021, às 19h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

Compartilhe