2

Diretor fala em erros 'absurdos' contra Atlético e critica VAR: 'Estranho'

Rodrigo Caetano demonstra preocupação com 'narrativa' da arbitragem contra o Galo e cita exemplos de casos evolvendo Hulk e Guga

12/05/2022 11:59 / atualizado em 12/05/2022 12:12
compartilhe
Rodrigo Caetano criticou arbitragem em jogos do Atlético no Campeonato Brasileiro
foto: Reprodução/Atlético

Rodrigo Caetano criticou arbitragem em jogos do Atlético no Campeonato Brasileiro


Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, na Cidade do Galo, Rodrigo Caetano reclamou das decisões relacionadas à arbitragem em jogos do Atlético. O diretor de futebol alvinegro citou os lances polêmicos no empate por 1 a 1 com o Bragantino, nessa quarta, em Bragança Paulista, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, como 'absurdos' e demonstrou preocupação com a recorrente 'narrativa' contra o Galo. 

"O lance de ontem, outro absurdo. Todos nós sabemos a regra. A gente faz um investimento, temos aqui consultor de arbitragem, que vem, dá palestra aos atletas, informam aos atletas não só das regras, mas também orientações. Não sei se mudou a orientação agora com o [Wilson] Seneme (presidente da Comissão de Arbitragem da CBF), importante ele dizer. Verdade seja dita, é inacreditável o lance que foi anulado, o pênalti, o cartão vermelho, que certamente mudariam a história do jogo. São fatos recorrentes, que de fato nos deixam preocupados com o futuro. O árbitro está ali, tem que ter isenção. Não pode apitar o jogo conforme o passado, o histórico, por mais que esse histórico tenha uma narrativa exclusiva, muitas vezes fora daqui de BH. Esperamos que isso não se repita", disparou o dirigente. 

No jogo em Bragança Paulista, aos 19 minutos do primeiro tempo, houve grande polêmica de arbitragem em lance com pênalti anulado do Atlético.  Após chute de fora da área de Guga, a bola foi desviada por Hurtado e sobrou para Arana. Livre, na cara do gol, o lateral-esquerdo finalizou duas vezes: primeiro, para defesa de Cleiton, e depois, para Léo Ortiz tirar a bola em cima da linha (a bola bateu na barriga do defensor e, posteriormente, no braço). 

De imediato, o árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou pênalti e expulsou o zagueiro do RB Bragantino. No entanto, após longa checagem no VAR, o árbitro optou pela anulação da marcação ao interpretar impedimento de Arana na origem da jogada. A polêmica reside no desvio de Hurtado, que, para muitos, foi deliberado e habilitou o lateral do Atlético no lance.

"Nosso presidente já foi à CBF, cumprimos o rito desejado pela CBF. Ou seja, mandamos os ofícios. Mandaremos novamente, pedindo explicações sobre o lance polêmico de ontem. Polêmico não digo, aquele absurdo, da anulação do pênalti e do cartão vermelho para a equipe adversária. Mas é algo que me preocupa. Lances que são para o Galo são interpretados de uma forma neste ano, e para outras equipes de outra forma", complementou Caetano. 

Rodrigo Caetano também demonstrou descontentamento com a situação ocorrida com Guga no empate por 2 a 2 com o Goiás, pela quarta rodada do Brasileiro. O jogador atleticano foi atingido no abdômen por uma entrada dura do lateral Danilo Barcelos. Ao saltar na tentativa de atingir a bola, o adversário acertou o lateral-direito do Galo com as travas da chuteira. O árbitro Bruno Arleu de Araújo deu cartão amarelo para  o esmeraldino.

"O lance do Guga foi outro absurdo. Em qualquer outra partida, o jogador receberia cartão vermelho. Para o Galo, não é nem chamado no VAR. Aí o pênalti no fim do jogo, o árbitro não dá o pênalti, mas é chamado pelo VAR. No mínimo está estranho. Mas, quero falar para o torcedor, que por mais que enfrentemos mais esse problema no ano, temos que melhorar nossa performance para superar isso, e faremos o possível para que tenhamos as explicações aqui, até para passar para nossos atletas", comentou. 

Hulk denunciado 


O diretor de futebol alvinegro ainda citou a denúncia do STJD ao atacante Hulk por uma falta cometida em Willian Farias no empate em 2 a 2 com o Coritiba, no Independência, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. No lance, o atacante atleticano recebeu cartão amarelo. Rodrigo Caetano acredita que a jogada só ganhou repercussão após provocação de Gabigol, do Flamengo, nas redes sociais. 

"Penso que tem reflexo, sim. Estamos em um país... infelizmente, as redes sociais têm peso enorme. Teve manifestações de outros clubes no ano passado, de forma até exagerada, querendo diminuir a qualidade do trabalho e o mérito da conquista do Galo através dos detalhes. Não foi apenas ano passado, neste ano também. Não é por acaso, o absurdo do Hulk, denunciado no STJD. Nós sabemos como é composto o STJD, da identificação de vários dos auditores com determinados clubes. Talvez, muito provavelmente, por um comentário de rede social, o Hulk, que tomou o cartão amarelo, foi denunciado, algo lamentável", declarou. 




Compartilhe