2

Atlético pode superar maior invencibilidade da Libertadores nesta quinta

Galo está há 17 jogos sem perder no torneio continental, mesma quantidade que conseguiram Flamengo e Sporting Cristal

16/05/2022 12:10 / atualizado em 16/05/2022 12:06
compartilhe
Camisa do Atlético com patches da Copa Libertadores no gramado do Mineirão
foto: Pedro Souza/Atlético

Camisa do Atlético com patches da Copa Libertadores no gramado do Mineirão

O Atlético está a um passo de fazer história na Copa Libertadores. Se não perder para o Independiente Del Valle-EQU nesta quinta-feira, o time alvinegro superará o recorde de invencibilidade da competição sul-americana (veja na galeria abaixo).

Maiores invencibilidades da história da Libertadores



Atlético, Flamengo e Sporting Cristal dividem o status de recordistas. O trio conseguiu, em diferentes momentos da história, emendar impressionantes 17 partidas sem perder no principal torneio de futebol do continente.

Invencibilidade do Sporting Cristal


Os peruanos foram os primeiros que conseguiram a marca. Nas edições de 1962, 1968 e 1969, o Sporting Cristal acumulou oito vitórias e nove empates.

Na trajetória, enfrentou equipes tradicionais, como Racing (vitória por 2 a 1 em casa, quando a série se iniciou), Peñarol (dois empates) e Universidad Católica (triunfo por 2 a 0 no Peru). A série foi quebrada na primeira fase de 1969, quando o Santiago Wanderers venceu por 2 a 0 no Chile.

Depois, o Flamengo


O Flamengo chegou aos 17 jogos sem perder com partidas disputadas em 2020 e 2021. No período, acumulou 12 vitórias e cinco empates em sequência. É o melhor desempenho dentre os três recordistas.

A invencibilidade caiu justamente na final da última edição, quando o time rubro-negro foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras na prorrogação.

A chance do Atlético




O Galo iniciou a sequência em 2019 e tem dez vitórias e sete empates. O time alvinegro pode se isolar como recordista de invencibilidade nesta quinta-feira, quando encara o Independiente Del Valle-EQU, pela quinta rodada do Grupo D. As equipes se enfrentam a partir das 19h, no Mineirão.

Em 2019, o Atlético já estava eliminado na fase de grupos da Libertadores quando visitou o Zamora-VEN na Venezuela. A vitória de virada por 2 a 1 classificou o time alvinegro à Copa Sul-Americana e deu início à série invicta.

Fora do torneio em 2020, o Galo voltou a disputar a competição em 2021. E teve uma campanha quase irretocável. Dono do melhor aproveitamento na fase de grupos, eliminou os tradicionais Boca Juniors e River Plate nas oitavas e nas quartas de final, respectivamente.

Depois, enfrentou o Palmeiras. No jogo de ida, empatou por 0 a 0 no Allianz Parque. Na volta, ficou no 1 a 1 no Mineirão e foi eliminado por ter levado gol como mandante.

Neste ano, iniciou o Grupo D com duas vitórias (2 a 0 sobre o Deportes Tolima-COL e 2 a 1 diante do América) e dois empates (1 a 1 com o América e 1 a 1 com o Del Valle-EQU). Agora, tenta se isolar como recordista.

Corinthians, River, Cruzeiro e mais


A lista das maiores invencibilidades da história da Libertadores ainda tem Corinthians (16 jogos), América de Cali (15), Cruzeiro, Newell's Old Boys e River Plate (todos com 14). De todos, apenas o Corinthians (2012) e o River Plate (2018) foram campeões em meio à sequência invicta.
Compartilhe