2

Mariano ou Guga? Atlético tem disputa por vaga na lateral direita

Com Mariano recuperado de edema na coxa, Turco tem dúvida na escalação do Galo para jogo com Independiente del Valle, pela Copa Libertadores

16/05/2022 13:40
compartilhe
Laterais-direitos Mariano e Guga durante treino do Atlético, nesta segunda-feira (16), na Cidade do Galo
foto: Montagem com imagens de Pedro Souza/Atlético

Laterais-direitos Mariano e Guga durante treino do Atlético, nesta segunda-feira (16), na Cidade do Galo


O técnico "El Turco" Mohamed tem uma "dor de cabeça positiva" para escalar o Atlético para o jogo contra o Independiente del Valle, do Equador, na quinta-feira (19). Com Mariano e Guga à disposição, a lateral direita do Galo é palco de disputa acirrada por vaga no time titular.
 
 

Recuperado de um edema na coxa, Mariano voltou a treinar normalmente com os companheiros nesta segunda-feira (16), na Cidade do Galo. Ele havia se lesionado na vitória atleticana por 2 a 1 diante do América, na Copa Libertadores, em 3 de maio.

De lá para cá, Guga foi titular na lateral direita nos três compromissos do Atlético - todos pelo Campeonato Brasileiro. E o jovem lateral deixou boas impressões, com atuações seguras no aspecto defensivo e sendo peça importante da construção ofensiva alvinegra.

Nos jogos contra América, RB Bragantino e Atlético-GO, Guga somou 13 ações defensivas bem sucedidas. No aspecto ofensivo, ofereceu quatro passes decisivos (para finalizações) e acertou 78,8% dos passes. Os números são da plataforma de estatísticas SofaScore.
 

Fotos do Manto da Massa III, do Atlético

 

O lateral-direito foi, inclusive, pivô de cena inusitada na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO, no sábado (14). Já no segundo tempo, ele dominou uma inversão de bola de letra, em lance de efeito. O também lateral-direito Hayner, do Dragão, não gostou da jogada e tirou satisfação com Guga.

Ao fim da partida, o jogador do Atlético minimizou a "polêmica" originada pelo lance. O atleta garantiu que irá seguir com esse tipo de recurso e valorizou: "É o futebol bonito". Ele tem 18 jogos e duas assistências na atual temporada.

Mariano, por sua vez, ostenta o status de titular no time do Atlético. Seguro defensivamente, o lateral-direito foi peça fundamental do time de Cuca, multicampeão na temporada 2021. Em 2022, ele disputou 13 partidas e ofereceu uma assistência.
 
 

No aspecto tático, os dois jogadores têm características semelhantes. Eles são laterais importantes para a primeira fase de construção das jogadas, se oferecendo como opções de passe e ligando companheiros com poucos toques. Ofensivamente, no entanto, Guga tem evoluído e, com maior presença no campo de ataque, recebido elogios de boa parte da torcida do Atlético.
 
Nas redes sociais, inclusive, foi possível notar uma preferência de muitos torcedores pela continuidade de Guga como titular. O lateral-direito tem conquistado prestígio com os atleticanos após episódios polêmicos e momentos de irregularidade em campo. 

A "dor de cabeça" de Mohamed terá de ser resolvida até 19h de quinta-feira (19), quando o Atlético enfrenta o Independiente del Valle pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida será realizada no Mineirão, em Belo Horizonte.

Compartilhe