2

Atlético vai secar três times para fazer 2ª melhor campanha da Libertadores

Sem chance de liderança geral na fase de grupos, Galo tenta melhor posição possível para ter mais confrontos decisivos em casa no mata-mata

20/05/2022 18:46
compartilhe
Atlético já está classificado às oitavas de final da Copa Libertadores
foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético já está classificado às oitavas de final da Copa Libertadores

Finalizada a 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético aparece como quinto melhor time da competição. Na próxima semana, o Galo, além de tentar a vitória em casa contra o Tolima, da Colômbia, vai 'secar' alguns concorrentes para ter a melhor posição possível e decidir mais confrontos em casa no mata-mata.

A liderança geral já é inalcançável para o Atlético. O Palmeiras tem 15 pontos contra 11 do Galo. Entre as duas equipes estão Estudiantes e River Plate, da Argentina, e Flamengo, todos com 13 pontos. São esses adversários que não podem vencer na última rodada caso o time mineiro queira ser o segundo melhor da fase de grupos.

Para que o Atlético chegue ao segundo lugar geral, os três times não podem vencer. A situação é complicada, já que River Plate e Flamengo jogam em casa contra os lanternas de suas chaves. Os argentinos recebem o Alianza Lima, enquanto o Rubro-Negro joga contra o Sporting Cristal. Nenhum dos times peruanos venceu ainda na competição.

Já o Estudiantes, que tem o primeiro lugar do Grupo C garantido, visitará o Vélez Sarsfield em duelo de equipes argentinas. Para avançar, o time mandante precisará vencer e torcer por um tropeço do Bragantino, que visita o Nacional, do Uruguai, na última rodada.

Times classificados às oitavas de final da Libertadores



Veja abaixo os cenários para o Galo subir na classificação


Para ultrapassar o Estudiantes


Precisa vencer e torcer por uma derrota dos argentinos. Caso o Estudiantes empate o seu jogo, o Galo precisará bater o Tolima por dois gols de diferença - neste cenário, os dois times empatariam em saldo de gols, mas o Atlético levaria vantagem em gols marcados.

Para ultrapassar o River Plate


Precisa vencer e torcer por uma derrota dos argentinos. Caso o River Plate empate o seu jogo, o Galo precisará vencer o Tolima por três gols de vantagem - atualmente, o time argentino tem três gols a mais que o Alvinegro de saldo, mas perderia em número de gols marcados neste cenário.

Para ultrapassar o Flamengo


Precisa vencer e torcer por derrota do Rubro-Negro. Caso o Flamengo empate em casa, o Galo precisará vencer o Tolima por três gols de diferença (desde que balance as redes cinco vezes) ou por quatro gols de vantagem. O Flamengo tem três gols de saldo a mais e marcou 13 vezes na competição contra nove do Atlético. 

Quem pode ultrapassar o Atlético?


Caso não vença, o Atlético precisa ficar de olho em algumas situações. No Grupo E, Corinthians e Deportivo Cali, da Colômbia, têm oito pontos e podem chegar a 11 na última rodada, mesmo número atual do Galo. 

Já no Grupo G, o Colón, da Argentina, pode chegar a 13 pontos em caso de vitória na última rodada, ultrapassando o Galo caso ele não vença o seu jogo.

Uma terceira hipótese, essa ainda mais desastrosa, é perder a liderança do grupo para o Tolima. Os colombianos precisam vencer por três gols de diferença no Mineirão para se classificar em primeiro. 

Maiores artilheiros do Atlético na Copa Libertadores



Compartilhe