2

Galo: números mostram briga acirrada de Arana por vaga na Seleção

Além do jogador do Atlético, Alex Telles, Renan Lodi e Alex Sandro disputam espaço na lateral esquerda do time de Tite

24/05/2022 13:17 / atualizado em 24/05/2022 14:31
compartilhe
Arana disputa uma vaga na Seleção para a Copa do Mundo
foto: Ricardo Nogueira/CBF

Arana disputa uma vaga na Seleção para a Copa do Mundo


Destaque do Atlético nas últimas temporadas, o lateral-esquerdo Guilherme Arana vive um dos momentos mais importantes da carreira, com a proximidade da convocação para a Copa do Mundo, que será realizada em novembro deste ano, no Catar. A briga pelas duas vagas na ala esquerda promete ser uma das mais acirradas da Seleção Brasileira.



Os números mostram que Arana é o segundo lateral-esquerdo com mais minutos na Seleção Brasileira nesta temporada - considerando o calendário europeu. Ele participou de três jogos: foi titular e jogou os 90 minutos nas vitórias sobre a Venezuela, por 3 a 1, em outubro do ano passado, e o Chile, por 4 a 0, em março deste ano; atuou em 6 minutos na vitória, por 4 a 0, diante da Bolívia, também em março.

Apesar disso, no total, Arana ainda é o concorrente com menos jogos pela Seleção principal, apenas com essas três partidas citadas (veja todos os números no fim da matéria). Na Seleção Olímpica, ele foi ouro nos Jogos de Tóquio, no Japão.

O titular da lateral esquerda da Seleção é Alex Sandro. Nesta temporada, ele foi titular da Juventus, com 40 partidas. Com Tite, atuou em oito jogos (631 minutos), considerando esse último ciclo europeu. No total, tem 36 partidas pela equipe da CBF. Caso não se lesione, o ex-atleta de Porto, Santos e Athletico-PR deve figurar na lista para a Copa do Mundo.

Alex Telles e Renan Lodi são os 'adversários' diretos de Arana por uma vaga na Seleção. 

Telles não foi titular absoluto do Manchester United. Ele disputou 26 jogos, com um gol e quatro assistências. Nesta última temporada, participou de dois jogos pela Seleção Brasileira (174 minutos). Como pontos fortes, é cobrador de faltas e pode atuar também no meio-campo.



Já Lodi viveu ótima temporada pelo Atlético de Madrid, com 42 jogos, quatro gols e cinco assistências. Apesar disso, não atuou pela Seleção nos últimos jogos. Gerou polêmica o fato de ele não ter se vacinado contra a COVID-19, no ano passado. Após grande repercussão negativa, ele foi imunizado. Pesa contra o ex-atleta do Athletico-PR seu erro na final da Copa América, contra a Argentina, em 2021, quando deu espaço para o gol que decretou a derrota brasileira.

Laterais na briga por vagas na Copa


Alex Sandro

Idade: 31 anos
Clube: Juventus
Jogos por clube na temporada: 40 
Gols: 2
Assistência: 1
Jogos na Seleção na temporada: 8 (631 minutos)
Jogos na Seleção (total): 36

Guilherme Arana 

Idade: 25 anos
Clube: Atlético
Jogos por clube na temporada: 22
Gols: 3
Assistências: 7
Jogos na Seleção na temporada: 3 (186 minutos)
Jogos na Seleção (total): 3

Alex Telles

Idade: 29 anos
Clube: Manchester United
Jogos por clube na temporada: 26
Gol: 1
Assistências: 4
Jogos na Seleção na temporada: 2 (174 minutos)
Jogos na Seleção (total): 6

Renan Lodi

Idade: 24 anos
Clube: Atlético de Madrid
Jogos por clube na temporada: 42
Gols: 4
Assistências: 5
Jogos na Seleção na temporada: 0
Jogos na Seleção (total): 15

*Números do site Ogol

Compartilhe