UAI

2

Atlético se apoia em retrospecto recente contra o Botafogo para reagir

Galo não enfrenta o Botafogo desde 2020, mas tem bons números contra o time carioca no recorte dos cinco anos anteriores; veja estatísticas do confronto no Rio

15/07/2022 04:30
compartilhe
Em 2020, no último confronto entre Atlético e Botafogo, Galo venceu com gols de Savarino e Eduardo Sasha
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Em 2020, no último confronto entre Atlético e Botafogo, Galo venceu com gols de Savarino e Eduardo Sasha

 
O Atlético busca dar uma resposta positiva aos seus torcedores após a eliminação na Copa do Brasil. Para isso, o Galo se apoia em um bom retrospecto recente contra o Botafogo, próximo adversário na Série A do Campeonato Brasileiro.
 
 

O Atlético não enfrenta o Botafogo desde 2020. De toda forma, no recorte dos cinco anos anteriores (2016 a 2020), o time mineiro somou oito vitórias, dois empates e quatro derrotas contra os cariocas, em 14 jogos.

Nesse período, os rivais se encontraram em dois mata-matas. Primeiro, na Copa do Brasil de 2017, com classificação do Botafogo nas quartas de final. Depois, na Copa Sul-Americana de 2019, com avanço do Atlético nas oitavas de final.

Botafogo x Atlético no Rio


Apesar de ostentar bom retrospecto recente, o Atlético precisa repetir um feito que não ocorre desde 2019: vencer o Botafogo no Rio de Janeiro. Nas últimas duas ocasiões em que as equipes mediram forças na capital carioca, o Fogão saiu com a vitória.

A primeira delas, por 2 a 1, ocorreu na 18ª rodada do Brasileirão de 2019. Em seguida, na 4ª rodada da Série A de 2020, o Galo voltou a ser superado por 2 a 1 no Rio.
 

Vitória sobre Botafogo, no Rio, confirmou título do Galo em 1971

 

A última vitória do Atlético contra o Botafogo na "cidade maravilhosa" aconteceu em 24 de julho de 2019, quando o meia-atacante Vinícius, hoje no Ceará, marcou o gol do triunfo mineiro por 1 a 0 na Sul-Americana. Posteriormente, o Galo viria a confirmar a classificação com nova vitória no Estádio Independência, em Belo Horizonte (2 a 0).

Os números gerais do confronto revelam também um aproveitamento ruim do Atlético no Rio de Janeiro. Em 39 jogos, o time mineiro foi superado 24 vezes, empatou outras nove e venceu apenas seis vezes. Os dados são do site de estatísticas oGol.

Agora, o confronto contra o Botafogo vale a reabilitação para o Galo na temporada. As equipes medirão forças às 18h do domingo (17), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada da Série A.

Compartilhe