No empate sem gols diante do Ceará, nesse domingo (9/10), no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético reclamou de um pênalti não marcado logo aos três minutos de jogo. Nesta terça-feira, a CBF divulgou o áudio da análise do lance feita entre a equipe do VAR e o árbitro Flávio Rodrigues, que rechaçou a infração.
Rodrigo Guarizo Ferreira, árbitro de vídeo, chamou Flávio Rodrigues de Souza, dono do apito, para avaliar um possível pênalti após toque no cotovelo de Bruno Pacheco após cruzamento de Nacho Fernández. O lance não foi marcado.
O árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira chamou Flávio Rodrigues de Souza para revisar o lance e relatou "ação de bloqueio" realizada pelo jogador do Ceará.
O árbitro principal, no entanto, considerou o lance normal.
O árbitro principal, no entanto, considerou o lance normal.
"Ele não faz o movimento adicional. Apesar do braço estar levemente com o cotovelo aberto, ele está o tempo inteiro jogando esse braço para trás. Ele está tomando cuidado o tempo inteiro. Eu não vejo uma intenção principalmente pelo espaço que é muito curto e pela velocidade da bola. Ele está com os braços para trás e essa bola pega. Vou seguir o jogo. Não vou iniciar com o tiro penal, não. Vou seguir o jogo", justificou (veja a transcrição do áudio abaixo).
Com o resultado contra o Ceará, o Atlético ficou no sétimo lugar na classificação, com 47 pontos.
A equipe de Cuca volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado, contra o Flamengo, às 20h30, no Maracanã, pela 32ª rodada.
A equipe de Cuca volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado, contra o Flamengo, às 20h30, no Maracanã, pela 32ª rodada.
Áudio do VAR em checagem de possível pênalti
Assistente do VAR: Segura, Flávio. Checagem de possível pênalti.
VAR: Jogador está com o braço para trás, ok. Segue. Vai seguir. Quando ele vai cruzar, abre o braço, tá, e deixa o braço duro para ter esse contato com a bola, tá, bloqueando claramente a passagem a bola.
Assistente do VAR: Perfeito.
VAR: Souza, recomendo uma revisão de possível penal. Jogador abre o braço sim, tá, e atinge a bola aumentando seu espaço corporal.
Assistente do VAR: Ação de bloqueio. Perfeito.
Árbitro: Eu vou ver. Eu vou ver. Eu vou ver.
VAR: Vamos mostrar essa. Mostra o ponto de contato e aí a gente vai voltar essa imagem, tá bom? Souza, vou te mostrar o ponto de contato. Esse é o ponto de contato.
Árbitro: Tá. Esse é o ponto de contato.
VAR: Agora eu vou voltar essa jogada para você ver a ação dele antes do cruzamento.
Árbitro: Tá. Tá.
Assistente do VAR: Abre a imagem. Esta está fechada.
Árbitro: Volta de novo. Ô Guarizo, mas olha só. Ele não faz o movimento adicional. Apesar do braço estar levemente o cotovelo aberto, ele está o tempo inteiro, jogando esse braço para trás. Ele está tomando cuidado o tempo inteiro.
Árbitro: Apesar de pegar o... apesar de pegar o cotovelo, está um pouco aberto, mas ele vira de lado e esse braço ele está tomando cuidado.
Árbitro: Eu não vejo uma intenção principalmente pelo espaço que é muito curto e pela velocidade da bola, ele está com os braços para trás e essa bola pega. Eu vou seguir o jogo. Eu não vou iniciar com o tiro penal, não. Eu vou seguir o jogo.
VAR: Ok.