2

Decepção x recuperação: Atlético revê Flamengo em ano de contrastes

Ano do Galo foi marcado por queda de produtividade e decepção dos atleticanos com o rendimento do time; Rubro-Negro cresceu com Dorival e, agora, busca títulos

11/10/2022 06:00 / atualizado em 11/10/2022 08:17
compartilhe
Atlético e Flamengo fizeram trajetórias contrárias ao longo da temporada
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Atlético e Flamengo fizeram trajetórias contrárias ao longo da temporada


Em 20 de fevereiro de 2022, o Atlético superava o Flamengo na Supercopa do Brasil e, àquela altura, confirmava o posto de melhor time do país. Quase oito meses depois, muita coisa mudou com o desenrolar da temporada: enquanto o Galo decepcionou seus torcedores com um ano abaixo das expectativas, o Rubro-Negro se recuperou e voltou a se credenciar aos principais títulos.
 
 

Após uma partida emocionante na Arena Pantanal, em Cuiabá, Atlético e Flamengo decidiram a Supercopa do Brasil nos pênaltis, em fevereiro. A disputa seguiu a tônica dos 90 minutos regulamentares e teve muita emoção, com o Galo sagrando-se campeão ao vencer por 8 a 7.

De lá para cá, os rivais trocaram de treinadores. O Flamengo demitiu o português Paulo Sousa e contratou Dorival Júnior. Já o Atlético demitiu o argentino "El Turco" Mohamed e optou pelo retorno de Cuca.

Só um dos projetos deu certo e voltou a colocar uma das equipes nos trilhos: o dos cariocas.

Após um 2021 sem títulos de grande relevância e um início de 2022 oscilante, com péssimo desempenho até mesmo na Série A do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro deu a volta por cima. Hoje, o time carioca é o quarto colocado do Brasileirão e é finalista da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.

 

 


Para chegar à decisão do principal torneio mata-mata do país, inclusive, o Flamengo eliminou o próprio Atlético. Após perder por 2 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte, os comandados de Dorival buscaram a classificação no Maracanã, no Rio de Janeiro, com Arrascaeta decisivo e vitória por 2 a 0 nas oitavas de final.

O Galo, a partir daquele momento, viu a temporada desandar. Pouco depois da eliminação na Copa do Brasil, houve a demissão de Turco. Os maus resultados se tornaram mais frequentes no Brasileirão, e o sonho do bi da Libertadores também foi frustrado com a queda diante do Palmeiras nas quartas de final. Muito abaixo da alta expectativa criada pelos atleticanos.

Flamengo x Atlético em circunstâncias diferentes


Após vários confrontos com clima de decisão, o próximo jogo entre Flamengo e Atlético ocorrerá em circunstâncias distintas. Com o Rubro-Negro envolvido, nas duas próximas quartas-feiras, nas finais da Copa do Brasil contra o Corinthians, o duelo com o Galo não é prioridade para os cariocas.

A tendência, inclusive, é que Dorival Júnior opte por escalar time reserva diante do Atlético. Os rivais se enfrentam às 20h30 de sábado (15/10), no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileiro.

Para o Galo, o jogo tem peso muito maior do que para o Flamengo. O time mineiro é o sétimo colocado da Série A e, com 47 pontos, quer encurtar a distância para o G4 com vitória diante de um concorrente direto por vaga na fase de grupos da Libertadores de 2023.
 
 

Compartilhe