2

Missão G6: Atlético recebe o Botafogo e pode subir na tabela do Brasileiro

Galo precisa de vitória diante do Fogão, na noite desta segunda-feira (7/11), para entrar no G6 da Série A; jogo será no Mineirão, em Belo Horizonte

07/11/2022 06:00 / atualizado em 07/11/2022 08:24
compartilhe
Volante Allan deve ser titular em Atlético x Botafogo
foto: Pedro Souza/Atlético

Volante Allan deve ser titular em Atlético x Botafogo


Após 16 rodadas na 7ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético terá a oportunidade de subir na classificação e entrar no G6. O Galo recebe o Botafogo no Mineirão, em Belo Horizonte, às 20h desta segunda-feira (7/11), em jogo pela 36ª rodada.


O Atlético foi ultrapassado pelo rival América – que venceu o RB Bragantino no fim de semana – e caiu para a 8ª colocação, com 52 pontos. Apesar disso, vitória diante do Fogão faria com que o Alvinegro ultrapassasse o Coelho e o Athletico-PR (6° lugar, com 54 pontos).

A equipe mineira, no entanto, tem um desafio a superar. Ponto forte da campanha vitoriosa de 2021, o Mineirão tem sido palco de atuações inconstantes do Atlético em 2022. O Galo tem apenas o 12º melhor desempenho como mandante na atual edição do Brasileiro.

Em 17 jogos disputados em seus domínios, o Alvinegro venceu sete vezes, empatou em cinco e perdeu em outras cinco - aproveitamento de 50,9%. Os números representam 26 dos 52 pontos conquistados (exatamente a metade).


Na tentativa de mudar esse cenário na reta final da principal competição nacional, o Atlético terá dois jogos em casa. Botafogo e Cuiabá são os adversários antes do compromisso final, fora de casa, contra o Corinthians.

"Temos muitos dias para trabalhar e temos que ganhar. O principal é ganhar. A gente está com a mente só nisso: ganhar", frisou o atacante Eduardo Vargas, que voltou ao time titular com dois gols no empate com o São Paulo, na 35ª rodada.

Momento do Botafogo


O Botafogo é o 11° colocado do Brasileiro, com 47 pontos, e também briga por vaga na Copa Libertadores de 2023. Os cariocas estão a cinco pontos de distância do Atlético, primeiro clube na zona classificatória para o torneio continental.

O Fogão tem tido campanha inconstante na Série A. Apesar de ser o terceiro pior mandante da competição nacional, o time comandado pelo português Luís Castro tem o terceiro melhor desempenho como visitante.

Fora de casa, em 17 jogos, o "Glorioso" conquistou oito vitórias, empatou quatro vezes e perdeu em cinco oportunidades. Os números se traduzem em um aproveitamento de 54,9%.

Nos últimos dois jogos do Botafogo, Luís Castro optou por esquema com quatro atacantes. No entanto, isso pode mudar diante do Atlético em virtude do retorno do meia-atacante Lucas Fernandes (após recondicionamento físico), que deve voltar ao time titular.

O Fogão tem quatro desfalques. No departamento médico do clube carioca, os volantes Danilo Barbosa, Kayque e Breno, além do meia-atacante Eduardo, tratam de lesões.

Desfalques do Botafogo para enfrentar o Atlético


Dúvidas e desfalques do Atlético


A escalação do Atlético pode ter três mudanças em relação à formação que empatou com o São Paulo no Morumbi, na capital paulista, pela 35ª rodada. Nacho Fernández e Pavón brigam pelas vagas ocupadas por Zaracho e Ademir, respectivamente. A defesa também pode ter alteração, com a entrada de Réver no lugar de Junior Alonso.

No ataque, a tendência é que o chileno Eduardo Vargas receba mais uma oportunidade como titular. O atacante marcou seus dois primeiros gols após o período de polêmicas e depressão no Galo, diante do São Paulo.

No departamento médico do clube mineiro, Igor Rabello, Guilherme Arana, Alan Kardec e Hulk seguem em tratamento de lesões. Por sua vez, o meia-atacante Pedrinho segue com trabalhos de transição física após grave lesão muscular.

FICHA TÉCNICA


Atlético

Everson; Guga, Jemerson, Junior Alonso (Réver) e Dodô; Allan, Jair e Nacho Fernández (Zaracho); Ademir (Pavón), Keno e Vargas.
Técnico: Cuca

Botafogo

Gatito Fernández; Daniel Borges, Andryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Patrick de Paula) e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro

Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: segunda-feira, 7 de novembro de 2022, às 20h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Transmissão: SporTV, Premiere e tempo real do Superesportes

Compartilhe