2

Botafogo termina maratona com lideranças, eliminação e saldo positivo

Com a vitória sobre o Fortaleza no último sábado, time de Luís Castro encerrou uma sequência de 21 jogos em 70 dias

11/06/2023 06:00 / atualizado em 11/06/2023 01:57
compartilhe
Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro e seu grupo na Sul-Americana
foto: Iconsport

Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro e seu grupo na Sul-Americana


 
O Botafogo encerrou, no último sábado, com a vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza, uma longa maratona de jogos que começou ainda em abril. Foram 21 jogos em 70 dias. Uma média de um jogo a cada três dias. E o saldo dessa sequência, apesar de uma eliminação no meio do caminho, é positivo. 
 

No começo de abril, o Botafogo ainda disputava a fase final da Taça Rio, após um Campeonato Carioca ruim, e logo em seguida começou a disputa da Copa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro. Além disso, o alvinegro ainda teve a Copa do Brasil entre as outras competições.

E o aproveitamento do Botafogo nesse período, mesmo sofrendo com importantes desfalques, longas viagens e poucos dias de descanso, foi expressivo. Nas 21 partidas que disputou entre 2 de abril de 10 de junho, o time de Luís Castro teve um conquistou 76,1% dos pontos disputados. Foram 15 vitórias, três empates e apenas três derrotas.
 

Botafogo é líder do Brasileiro e na Sul-Americana 

 
 
Que pese a eliminação na Copa do Brasil, ainda que nos pênaltis e para um adversário difícil e experiente na competição como o Athletico-PR, o saldo se mostra positivo. O Botafogo é líder do Campeonato Brasileiro e do seu grupo na Copa Sul-Americana. Além disso, já garantiu que avançará de fase na competição continental e está perto da vaga direta nas oitavas de final.
 
Mas, além dos números e das campanhas, o recado e o legado dados pelo Botafogo nessa maratona são claros. O grupo de Luís Castro está preparado para a dura sequência da temporada após essa pausa para a data-Fifa. É claro que o clube ainda tem problemas em algumas reposições no elenco, que fazem a diferença ao longo prazo. Mas, mesmo com as já citadas dificuldades, o Botafogo mostrou que é capaz de ir longe.

Mesmo quando perdeu nomes importantes, ou quando revezava o time titular para rodar o elenco, o Botafogo de Luís Castro mostrou padrão de jogo e consistência. Mais sinais de que o o trabalho do treinador vem sendo bem feito e pode render frutos mais para frente.
 
  

Com possíveis reforços que podem chegar na próxima janela de transferências - o Botafogo já anunciou o meia Diego Hernández -, o elenco de Luís Castro deve ganhar ainda mais força para suportar o segundo semestre. Os momentos de decisão da temporada ainda estão longe, mas sinais deixados após esta primeira maratona aumentam a expectativa pela sequência do alvinegro em 2023.
 

Números do Botafogo  

Confira os números do Botafogo nesta maratona de 21 jogos

 

  • Vitórias: 15
  • Empates: 3
  • Derrotas: 3
  • Aproveitamento: 76,1%
  • Gols marcados: 42
  • Gols sofridos: 16
  • Jogos sem sofrer gols: 11

 

 


Compartilhe