2

Corinthians vence o Botafogo e segue na cola do líder Palmeiras

Duelo foi marcado por homenagens ao goleiro Cássio, que completou 604 partidas pelo Corinthias

30/07/2022 21:08 / atualizado em 30/07/2022 23:06
compartilhe
Gustavo Silva marcou o gol da vitória do Corinthians sobre o Botafogo na Neo Química Arena
foto: Rodrigo Coca/Corinthians

Gustavo Silva marcou o gol da vitória do Corinthians sobre o Botafogo na Neo Química Arena

O Corinthians segue na cola da liderança do Campeonato Brasileiro de 2022. Na noite deste sábado, o Timão derrotou o Botafogo por 1 a 0, na Neo Química Arena, pela 20ª rodada do torneio. Gustavo Silva marcou o gol decisivo do embate.

Com o resultado, o Alvinegro segue na vice-liderança da competição, agora com 38 pontos, quatro a menos que o Palmeiras, que venceu o Ceará nesta tarde e lidera. O Glorioso, por sua vez, aparece em 12º, com 24.

Antes da bola rolar em Itaquera, o goleiro Cássio recebeu uma homenagem. Arqueiro com mais jogos na história do clube, agora com 604, o atleta foi prestigiado com um mosaico no estádio. Também houve uma grande queima de fogos e uma camisa do jogador foi estendida na arquibancada.

O Corinthians volta a campo agora na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), quando recebe o Flamengo, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Já o Botafogo encara o Ceará, no próximo sábado, às 16h30, no Nilton Santos (RJ), pela 21ª rodada do Brasileirão.

O jogo - A primeira etapa começou agitada na Neo Química Arena. Com menos de um minuto, Tchê Tchê aproveitou a sobra após cobrança de escanteio e arriscou de longe, mas mandou por cima. Com o susto, os mandantes acordaram e passaram a tentar empurrar os cariocas para trás.

A primeira boa chance alvinegra saiu aos 20. Róger Guedes tabelou com Gustavo Silva e abriu para Fausto Vera na ponta direita. O meio-campista, então, soltou o pé e acertou a rede pelo lado de fora. Instantes depois, Róger Guedes recebeu ótimo lançamento de Fábio Santos nas costas da defesa, mas pegou mal na bola e finalizou pelo lado.

Já aos 26 minutos, o placar enfim foi inaugurado. Roni recuperou a bola na intermediária e acionou Gustavo Silva. O atacante arrancou, cortou o zagueiro duas vezes e, de canhota, bateu no cantinho para marcar um golaço para o Corinthians.

Mesmo com a vantagem, o Timão seguiu criando mais chances. Aos 31, Fábio Santos cruzou pela esquerda e Giuliano, desajeitado, cabeceou para fora. Na sequência, o meia tentou mais uma, dessa vez em arremate de fora da área que saiu pelo lado. Já aos 45, Guedes recebeu na área e testou por cima.

2º Tempo - Na volta do intervalo, o Botafogo tentou partir para cima. A equipe rondou a área adversária, mas encontrou dificuldades para criar grandes oportunidades.

Do outro lado, os donos da casa passaram a apostar nos contra-ataques. Aos oito minutos, Gustavo Silva recebeu na direita e soltou uma pancada para \ defesa de Gatito. Aos 13, Fausto Vera pegou a sobra após arremate de Róger Guedes e arrematou pela direita. No lance seguinte, Mosquito tentou mais uma vez, porém também errou o alvo.

Do outro lado, os cariocas responderam aos 18. Erison recebeu ótimo passe na esquerda e bateu firme para a defesa de Cássio. A partir de então, o Glorioso voltou a encurralar os rivais no campo de defesa em busca do empate.

Contudo, quem acabou criando as melhores oportunidades foram os anfitriões. Com 30 minutos, Willian arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Fausto Vera, que bateu pelo lado. Instantes depois, o meio-campista teve mais uma chance, agora pela direita. Atento, Gatito espalmou o forte chute do argentino.

Aos 44, Adson disparou pela direita, invadiu a área e cruzou rasteiro para Yuri Alberto. Antes do atacante, Gatito se esticou todo para desviar a bola. Na sequência, a bola ficou viva até o goleiro chutar para longe.

Nos acréscimos, o Botafogo teve uma chance de ouro para empatar. Matheus Nascimento recebeu livre na marca do pênalti e tentou de cabeça, mas parou em grande defesa de Cássio, que garantiu o triunfo do Corinthians.

CORINTHIANS 1 x 0 BOTAFOGO

Corinthians
Cássio; Rafael Ramos, Bruno Méndez, Balbuena e Fábio Santos; Roni (Maycon), Fausto Vera e Giuliano (Du Querioz); Giovane (Willian), Gustavo Silva (Adson) e Róger Guedes (Yuri Alberto)
Técnico: Vítor Pereira

Botafogo
Gatito Fernández, Daniel Borges, Philipe Sampaio, Kanu e Marçal (Hugo); Tchê Tchê, Patrick de Paula (Luis Henrique), Lucas Fernandes e Lucas Piazón (Matheus Nascimento); Jeffinho (Vinícius Lopes) e Erison
Técnico: Luís Castro

Gol: Gustavo Silva, aos 28 do 1ºT (Corinthians)

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 30 de julho de 2022 (sábado)
Horário: às 19h (de Brasília)

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Compartilhe