Vanderlei Luxemburgo está impressionado com os jovens jogadores do Corinthians e promete usar a base para solucionar problemas do time nas próximas semanas. A ideia é dar mais tempo em campo para os garotos.
O plano de Luxa com os jovens
O mercado de transferências está fechado até junho, portanto Luxemburgo precisa encontrar soluções dentro do Corinthians, no profissional ou na base. A tendência é que Danilo, que é técnico do sub-20, trabalhe mais próximo do time principal para que Luxa conheça os jovens mais rápido.
– Com jogador jovem, o técnico tem que matar no peito e botar para jogar. Ficam dizendo 'ah, tem só 17 anos', mas tem que botar o moleque para jogar. E tem que ter responsabilidade, porque depois não é cobrar do moleque, tem que cobrar é de mim.
Pedro deve ganhar protagonismo
O Corinthians estuda pedir a liberação de Pedro da Copa do Mundo sub-20. O plano original era deixar o atacante jogar pela seleção brasileira, que é uma boa vitrine, mas agora o departamento de futebol pensa duas vezes por causa da fase do time e a importância dele no elenco.
Pedro é a maior joia da base corintiana atualmente. Aos 17 anos, já tem 151 minutos em campo nesta temporada e foi elogiado por Luxemburgo – mesmo com um puxão de orelha público.
– O Pedro é muito rápido. Muito rápido e muito bom jogador, mas tem que entender que há momentos do jogo em que não precisa passar por dois ou três, precisa limpar e jogar a bola na área para dar sufoco –, comentou Luxemburgo na entrevista que deu nesta semana.
Aposta nos jovens já começou
Uma das marcas registradas de Luxemburgo é apostar em jovens jogadores e no Corinthians não deve ser diferente. Na terça-feira (2), em sua estreia, escalou o zagueiro Murillo como titular no terceiro jogo do garoto de 20 anos como profissional, além de colocar Pedro e Matheus Araújo no segundo tempo.
Na quarta-feira (3), nada menos do que 13 jogadores da base completaram o treino que Luxa comandou no CT Joaquim Grava.
– São jovens que vão aprender, mas já mostram que têm qualidade e que podem ser usados. Só tem que ir ajeitando eles. Quem não quer ter um jogador de velocidade e mudança de direção como o Pedro? Quem não quer ter um segundo volante como o Matheus, que dá dinâmica de jogo e a bola com endereço certo? Vamos começar a usar. Mais vezes, menos vezes, mas vamos usar.