A derrota em casa para o Independiente del Valle (EQU) complicou a vida do Corinthians na fase de grupos da Copa Libertadores. Abaixo, o Superesportes faz as contas do Alvinegro pela classificação ao mata-mata.
O cenário atual tem o Argentinos Juniors na liderança, com sete pontos. O Del Valle tem seis, o Corinthians é o terceiro (três pontos), e o Liverpool (URU) é o lanterna da chave com apenas um.
As contas do Corinthians na Libertadores
O Corinthians precisa vencer os três jogos para não depender de uma combinação de resultados. Com doze pontos, a classificação é garantida. Com dez, pode depender do saldo de gols e corre riscos de ser eliminado com um empate entre Argentinos Juniors e Del Valle na última rodada.
Com nove pontos ou menos, o Corinthians só passa de fase se o Liverpool ajudar tirando pontos dos argentinos e equatorianos. Por isso, qualquer derrota na segunda metade da fase de grupos pode ser fatal.
Corinthians vai ter que se virar fora de casa
O mando de campo dos jogos que faltam é um agravante na situação do Corinthians. Argentinos Juniors e Del Valle venceram na Neo Química Arena e agora precisam só empatar em casa, contra o mesmo Corinthians, para se manter à frente na classificação.
O Argentinos Juniors perdeu só um dos dez últimos jogos que fez em casa. O Del Valle é ainda melhor como mandante: venceu os últimos sete e não perdeu nenhum dos últimos 11.
O Corinthians perdeu os últimos três jogos que disputou longe de casa, mas a última vitória como visitante foi justamente na Libertadores, na estreia em Montevidéu.
– Estamos fora da Libertadores? Não, faltam três jogos. Da mesma forma que eles ganharam aqui, podemos ganhar lá –, argumentou o técnico Vanderlei Luxemburgo na última quarta-feira (2).
Próximos jogos do Corinthians na Libertadores
Argentinos Juniors, fora de casa, em 24 de maio.
Del Valle, fora de casa, em 7 de junho.
Liverpool (URU), em casa, em 28 de junho.