Vanderlei Luxemburgo tem sua apresentação marcada para esta sexta-feira (5) no Corinthians. Ele já deu treinos e até estreou na derrota para o Del Valle na Libertadores, mas a entrevista é a primeira oportunidade para falar detalhadamente sobre suas ideias para o time e os planos que adiou para voltar ao futebol.
O que Luxemburgo fazia antes do Corinthians
Os últimos meses de Luxemburgo foram mais longe do que perto do futebol. Ele abriu 2022 sem clube depois de evitar o rebaixamento do Cruzeiro à Série C e só voltou a treinar agora, no Corinthians. Neste meio-tempo, deu atenção a outros projetos.
Luxa fez tudo o que podia para se candidatar a senador pelo Tocantins: rodou o estado em campanha, conversou com possíveis eleitores e registrou tudo nas redes sociais. Acontece que, no meio da corrida, o partido dele (PSB) escolheu outro nome para a disputa. O técnico se disse “apunhalado pelas costas” e desistiu da candidatura, mas os planos foram apenas adiados, não abandonados.
– Essa transição acontece naturalmente. Minha ideia de ser político e começar pelo Tocantins é por ser um estado privilegiado pela natureza. Quem conhece se apaixona. A ideia é levar seriedade, conhecimento, empreendimento para o senado –, discursou Luxemburgo em entrevista ao canal SBT, em setembro.
Negócios de Luxemburgo fora do futebol
O treinador é dono de uma emissora de televisão do Tocantins, tem uma distribuidora de sorvetes, uma empresa de construção civil e outra de loteamentos, entre outros negócios. Luxemburgo já foi perguntado diretamente se estava "na transição para sair do futebol" e foi claro.
– Estou, sim. Adoro o futebol, não estou encerrando a carreira [de treinador]. Se aparecer um convite para praticar o que eu penso, vou trabalhar, é claro. Mas do outro lado estão minhas empresas, meus negócios, minha vida estabilizada e minhas filhas já nos negócios –, disse na mesma entrevista ao SBT.
A missão de Luxemburgo no Corinthians
Luxemburgo foi de plano D ao escolhido do Corinthians por seu currículo vencedor e experiência com elencos estrelados. O presidente Duilio Monteiro Alves já disse mais de uma vez que o técnico é "bom na parte motivacional, experiente e que já passou por diversas situações no futebol".
O técnico estreou com derrota para o Independiente Del Valle (EQU) na última terça-feira (2), mas tem a chance da volta por cima nesta segunda (8), contra o Fortaleza, pelo Brasileirão.