Vanderlei Luxemburgo quer mesclar jovens e veteranos no Corinthians. Em sua apresentação oficial, na última sexta-feira (5), ele disse não ver problemas em boa parte dos destaques do time terem mais de 30 anos. Deu até outro time como exemplo.
– A longevidade hoje é muito maior do que há alguns anos atrás. Não podemos esquecer que o time mais comentado pela imprensa [o Fluminense] tem jogadores com 36, 35, 32 anos, agora o Marcelo que chegou com 34. É uma faixa etária elevada, mas com elenco que equilibra com jovens. Ali é bom e aqui é ruim? Não. Temos que otimizar e fazer a coisa ter resultado – entende Luxa.
O Fluminense de fato tem seus veteranos: seis dos 11 titulares que golearam o River Plate nesta semana têm 32 anos ou mais. O Corinthians até outro dia também tinha boa parte do time nesta faixa etária, incluindo Cássio, Fábio Santos, Fagner, Gil, Giuliano, Paulinho e Renato Augusto.
Luxemburgo diz que ninguém tem lugar garantido, o que com o tempo pode acabar rejuvenescendo. A tendência é que o lateral Matheus Bidu (24) e o zagueiro Murillo (20) tenham sequência, por exemplo, além de outros jovens ganharem mais tempo de jogo, gradativamente.
– Todos sabem que gosto de aproveitar jogadores da base do clube, que têm DNA e são muito mais aceitos pela torcida. Cabe a nós no profissional abrir espaço para o jogador da base almejar subir. É minha característica de muitos anos, e isso vai acontecer no Corinthians – promete o treinador.